Companhia aérea confirma suspensão de voos até Campinas

Companhia aérea confirma suspensão de voos até Campinas

Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)

A Azul Linhas Aéreas respondeu nesta segunda-feira (2) ao questionamento da coluna sobre o fim das vendas de passagens aéreas entre Santa Maria e Campinas (SP) a partir de agosto, confirmando oficialmente que deixará de fazer essa rota. A empresa não explicou o motivo, mas a suspensão dessa linha e de outras rotas no interior do Brasil ocorreu após a companhia aérea ter pedido recuperação judicial nos Estados Unidos para renegociar uma dívida de R$ 11 bilhões e se comprometido a reduzir custos, o que pode impactar na redução de até 30% das viagens feitas atualmente.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Na nota, a empresa respondeu o seguinte: “São Paulo, 02 de junho de 2025 - A Azul informa que, como empresa competitiva, está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado. Como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda, a partir de 02 de agosto, o trecho entre Santa Maria e Campinas será suspenso. Os clientes terão como opção a rota para Porto Alegre, com oferta de três frequências semanais. Os clientes impactados receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).”


Até 1º de agosto, a Azul segue voando de Santa Maria a Campinas e vice-versa aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras – depois, ele deixará de ser feito. Já o voo entre Santa Maria e Porto Alegre, que será mantido, é feito às terças, quintas e sábados. Esses voos decolam às 10h35min da Capital e chegam aqui às 11h40min. De Santa Maria, os voos partem às terças e quintas, às 12h10min, e aos sábados, às 15h10min. Esse será o único voo que o Coração do Rio Grande terá a partir de agosto.

 
Em Santa Maria, a Azul usa o avião ATR-72, de 70 lugares, pois é a pista da Base Aérea não comporta pousos diários de aviões maiores, a jato, como os Airbus e Boeing, da Azul, Latam e Gol. A prefeitura negocia com a Aeronáutica a possibilidade de fazer um reforço na pista para suportar essas aeronaves, mas não está confirmado ainda se essa obra será feita.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prometida para 2026, duplicação da BR-290 terá só 25% de pistas concluídas neste ano Anterior

Prometida para 2026, duplicação da BR-290 terá só 25% de pistas concluídas neste ano

Gasolina fica mais barata para distribuidoras; queda pode refletir nos postos Próximo

Gasolina fica mais barata para distribuidoras; queda pode refletir nos postos

Deni Zolin