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Prometida para 2026, duplicação da BR-290 terá só 25% de pistas concluídas neste ano

Prometida para 2026, duplicação da BR-290 terá só 25% de pistas concluídas neste ano

Foto: Deni Zolin

Iniciada em 2014, a obra de duplicação de 115 km da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, teve algum avanço nos últimos dois anos, mas continua bem longe de ser concluída. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirma que ainda nem conseguiu retomar as obras em dois dos quatro lotes. 

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E mesmo nos dois trechos em construção, apenas 14 km de duplicação estão sendo usados pelos motoristas e o Dnit prevê liberar somente outros 13 km duplicados até dezembro. Ou seja, se tudo correr bem, no final de 2025, só 27 km dos 115 km previstos estarão concluídos. Isso equivale a aproximadamente 25% da obra toda que poderá ser usada pelos motoristas nessa rodovia, que é uma importante ligação da Região Central e da Argentina com a Capital gaúcha.

Quem viaja pela rodovia até vê muitos trechos em obras, especialmente nos lotes 3 e 4, que totalizam 55 km de extensão – desse total, só metade deve ser concluída até dezembro, mesmo o Dnit tendo já gasto R$ 302 milhões e prevendo mais R$ 70 milhões para serem aplicados este ano na duplicação da rodovia. As obras iniciam num trecho da BR-290 entre o trevo de Cachoeira do Sul e Pantano Grande. 

É perto dessa última cidade que há o primeiro trecho de 14 km de duplicação já concluído e liberado ao tráfego. Mas logo depois, os veículos são obrigados a voltar para a pista simples – mesmo havendo outros segmentos já com camada de asfalto e vários outros em obras de terraplenagem.

A construção das pistas duplicadas, do viaduto de Pantano Grande e de pontes continua apenas até Butiá, quando inicia o trecho do lote 2 e que não vê obras há quase 10 anos. Mesma situação está no lote 1, perto de Eldorado do Sul, pouco antes de chegar a Porto Alegre. 

Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma visita a Porto Alegre, prometeu reiniciar as obras desses dois lotes e concluir 100% da duplicação da BR-290 até 2026, no fim de seu mandato. Porém, nem sinal de o Dnit resolver o impasse burocrático.


Foto: Deni Zolin


O que diz o Dnit

“O Dnit informa que a duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, totaliza 115,51 quilômetros. O Dnit informa que o lote 1 inicia no km 112 da BR-290, junto ao viaduto sobre a BR-116, em Eldorado do Sul, e termina no km 141,08, no início do perímetro urbano do Parque Eldorado, com 29,08 quilômetros. O lote 2 inicia no km 141,08, no início do perímetro urbano do Parque Eldorado e termina no km 172, pouco antes do início do perímetro urbano de Butiá, totalizando 30,92 quilômetros de extensão.

Com relação ao andamento das obras de ambos os lotes, a autarquia ressalta que continuam as tratativas administrativas e jurídicas para retomadas dos contratos, porém ainda sem data de início dos trabalhos.

Sobre os lotes 3 e 4, com 27,03 km e 28,7 km de extensão respectivamente, até o momento, foram investidos R$ 302 milhões, estando previsto na Lei Orçamentária (LOA) para o ano de 2025 por meio do Novo PAC, aproximadamente R$ 70 milhões.

No caso do lote 3, a terraplenagem está concluída em 20 quilômetros, dos quais 9 estão com a pavimentação executada. A expectativa é liberar este ano mais seis quilômetros de pistas duplicadas. Já no lote 4 a terraplenagem e a pavimentação estão finalizadas em 25 quilômetros. Deste total, já estão em operação 14 quilômetros e outros sete quilômetros da duplicação devem ser liberados este ano.

Vale ressaltar que duas pontes estão em obras, a ponte sobre o Rio Tabatingaí, no km 222, com 80% dos serviços concluídos e a ponte sobre o Rio Capivarí, no km 207, com 15% concluído. A passarela de Pantano Grande está com 99% dos serviços concluídos. As obras da Passagem Inferior (PI) do km 214,10 estão 80% executadas, restando ainda a escavação e a pavimentação, para conclusão da passagem. Já para a conclusão das alças a estimativa é de que devem durar mais seis meses.”


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