Enquanto aguarda uma resposta da Aeronáutica sobre a liberação ou não de voos diários com aviões a jato na pista da Base Aérea de Santa Maria, o que não tem data para ocorrer, a prefeitura tenta ampliar as chances de uma eventual retomada dos voos diretos para São Paulo. Nesta terça (2), às 15h, o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e uma comitiva da prefeitura e da cidade estarão em Brasília para uma reunião com diretores da companhia aérea Latam.
A intenção é tentar convencer a empresa aérea sobre o potencial de Santa Maria e região para um voo direto daqui a São Paulo. Para fortalecer ainda mais essa articulação, e mostrar que o governo e a comunidade têm total interesse nessa operação e não vão desistir de ter voos para a capital paulista, representantes de entidades de classe também estarão em Brasília junto com a prefeitura. Estarão presentes o presidente da CDL, Marcio Rabelo, o presidente da Cacism, Andrei de Lacerda Nunes, e o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa.
Pela prefeitura, além do vice-prefeito Rodrigo Decimo, integram a comitiva a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, o assessor superior Ronie Gabbi, e o gerente de Segurança Operacional, Aleques Machado Martins.
Em paralelo a isso, a prefeitura já negociava com a Gol Linhas Aéreas, que desde maio de 2023, quando foram suspensos os voos da VoePass com a Gol, comprometeu-se em retomar a ligação direta com São Paulo. Porém, a promessa era passar a usar um avião maior, a jato, o que esbarrou na liberação da pista pela Aeronáutica. Desde então, a prefeitura contratou uma empresa privada para fazer o estudo chamado PCN, que foi entregue em janeiro à Aeronáutica. O comandante da Base Aérea de Santa Maria, coronel aviador Daniel Lames, afirmou que não há previsão para a Aeronáutica dar uma resposta se libera ou não a pista para pousos frequentes com aviões a jato.
Última viagem
Recapitulando: em 1º de novembro de 2022, a VoePass passou a fazer o voo direto de Santa Maria a São Paulo com um avião turbo-hélice ATR, de 70 lugares, mas a parceria com a Gol foi rompida há um ano, com os voos sendo feitos até 9 de maio de 2023. Depois, a Gol se comprometeu em retomar os voos com um Boeing, mas segue no aguardo do aval da Aeronáutica. Porém, com a recente crise da Gol nos EUA, resta saber se os planos de voltar a voar em Santa Maria seguirão de pé.