Santa Maria é reconhecida por acolher bem quem vem de fora da nossa cidade. Aqui todos são bem recebidos, tem oportunidades de se instruir, trabalhar e viver. Algo que nos orgulha e faz com que todos se sintam em casa.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Mas, a partir de um ocorrido recente, pude perceber a importância de termos um certo “localismo” em nossas relações. Aquele tratamento “a moda antiga”, onde as pessoas se conheciam mais pelos rostos e apertos de mão, do que por um código de CPF ou CNPJ.
E aqui, vejam bem, não evoco nenhum sentimento bairrista ou de protecionismo ao local. Ao contrário, desejo que cada empresa ou pessoa que venha de fora, estando aqui, passe a ser “gente de casa”.
Mas como não foi bem assim que me senti, ao receber o tal tratamento “robótico e burocrático” por parte de um pretenso fornecedor. Felizmente, tive como modo de comparação , a benesse de experimentar do bom e velho atendimento de dos velhos tempos, de uma querida empresa da nossa cidade.
Talvez, faltou à empresa com “administração a distância”, ter mais interesse pelo indivíduo atrás dos codigozinhos na tela. Algo que a empresa local teve de sobra, talvez por já ter um conhecimento pregresso de seu cliente, dando um exemplo de atendimento.
Apenas para refletir – sem revanchismo contra a empresa de fora, que apenas aplicou sua metodologia científica, o que não faz ofensa a ninguém – me debruço a pensar na importância em manter vivas marcas que aqui fizeram história, para que continuem a nos fazer sentir especiais.
Assim, meu brinde hoje, vai para a Cyrilla, e a toda equipe comercial que me fez sentir orgulho em termos ela sendo daqui.
Turismo de exportação
Acontece neste final de semana, na super turística Gramado, a Festuris, evento voltado para contribuir com o desenvolvimento do turismo em nosso Estado.
Lá estarão reunidas marcas de diversos segmentos do negócio voltado ao turismo, especialistas do setor e pessoas que desejam se conectar e criar um networking para fazer seus projetos irem mais longe.
E a nossa Santa Maria lá estará muito bem representada. A partir da inciativa da nossa Secretaria de Turismo do município, lá estarão projetos de nossa terra, marcando presença e abrindo caminho para o desenvolvimento das potencialidades turísticas de nossa cidade.
Lá também estarei eu, prestigiando a equipe da nossa terra e conhecendo mais sobre o que poderemos trazer de lá. Sejam ideias, sejam turistas!