Excesso de chuvas

Assim como ocorreu nos meses de setembro (454 mm) e outubro (204 mm), novembro tem tido um alto volume de chuvas. Somente até a última sexta-feira já havia chovido mais de 170 mm em Santa Maria. Dessa maneira, esse excesso de chuvas já causou prejuízos e ainda pode afetar a produtividade das culturas de verão.

Trigo 

No momento que a cultura do trigo já tem quase 90% da sua área colhida no Estado, as perdas estão na faixa de quase 30%. Essas perdas estão diretamente relacionadas ao fenômeno El Niño que teve como consequências a maior incidência de doenças e atrasos nos tratamentos fitossanitários na cultura. Valor do grão Outro fator que atrapalhou o produtor de trigo foi o preço da produção, que caiu muito desde o início do plantio. Dessa maneira, alguns agricultores optaram por não colherem suas áreas, devido à baixa produtividade, perdas na qualidade da cultura e redução no preço do produto.

Arroz irrigado 

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Mesmo com as chuvas, a semeadura do arroz irrigado no Estado segue avançando e já ultrapassou os 80% da área prevista para a safra 2023/2024. Um grande incentivo na cultura tem a sido o preço que segue em alta nas últimas semanas. Dentre os problemas fitossanitários que apareceram nesse início de safra na região, se destaca a larva vermelha, que causou prejuízos para alguns agricultores com necessidade de replantes

Soja 

A semeadura da soja segue atrasada, sendo que atualmente pouco mais de 20% da área prevista foi semeada. Se nas safras anteriores a demora no plantio se deu devido a falta de chuvas, dessa vez o excesso de chuvas está atrapalhando os sojicultores. Todavia, é esperada uma trégua na chuva nas próximas semanas e um aumento da temperatura, o que pode ser um alento aos agricultores.

Seca no Centro-Oeste 

Uma mudança importante no cenário do mercado da soja nesse ano é a falta de chuvas em algumas regiões do Centro-Oeste. Esse fato também tem gerado um atraso na semeadura da soja naquela região e replante em várias áreas. Ainda é cedo para definir se isso impactará em menor produção e de quanto podem ser essas perdas. Entretanto, temos que ficar atentos pois esses fatores podem impactar no preço da soja nos próximos meses. 

Pense grande 

No último dia 12 de novembro tive a honra de participar do programa “Pense Grande” comandando pelo nosso mestre Carlinhos Costa Beber. Tivemos uma conversa muito interessante sobre o cenário agrícola brasileiro, mudanças que ocorreram nos últimos anos, desafios na carreira docente, entre outros temas. Desejo vida longa a esse importante programa que traz luz sobre diversos temas que são

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nova Lei dos agrotóxicos Anterior

Nova Lei dos agrotóxicos

Perdas na cultura do trigo Próximo

Perdas na cultura do trigo