
Foto: Mateus Ferreira
O Dia do Exército foi comemorado nesta sexta-feira (19), em Santa Maria, com uma cerimônia no 4º Batalhão Logístico (4º Blog). O evento teve início com a apresentação da tropa. Em seguida, o general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), leu a Ordem do Dia e fez referência aos combatentes da Batalha dos Guararapes, onde os soldados luso-brasileiros, mesmo em desvantagem numérica, derrotaram as forças holandesas. Esse embate marca o surgimento do Exército no país.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
- A batalha se tornou um símbolo da resistência nacional. A luta contra os invasores evidenciou a bravura do soldado brasileiro que esteve unido pelo nascente sentimento de amor à terra. Naquela batalha, indígenas, brancos e negros lutaram lado a lado, inspirados pela aliança materializada no compromisso de defender a nossa pátria – disse o comandante durante seu discurso.
O general Pimentel também lembrou sua trajetória vestindo a farda verde-oliva do Exército Brasileiro:
- Mais do que os anos em que sou general aqui em Santa Maria, são 42 anos vestindo essa farda. Então, é uma alegria muito grande comemorar o dia de hoje. Nós, de fato, desenvolvemos um sentimento de pertencimento muito forte a essa instituição que é o Exército Brasileiro. Cada dia que acordamos é sempre um orgulho saber que estou servindo a Pátria.
Após a leitura da Ordem do Dia, foram entregues a Medalha Ordem do Mérito Militar e o Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. A distinção foi atribuída para personalidades que dedicaram sua vida ao Exército com diversos serviços prestados.
Entre os homenageados estava o tenente Sérgio Iran Beck, que dedicou 35 anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro. Com orgulho, ele falou da homenagem e da medalha recebida.
- Receber essa condecoração, na data em que comemoramos mais um aniversário do nosso exército, é uma satisfação pessoal e profissional. Para mim, significa o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho. Eu dediquei 35 anos à nossa pátria, e sinto muito orgulho do meu trabalho – relata o militar.
Outra homenageada foi a professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Vanessa Barbisan Fortes, que recebeu o Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. Há quase 20 anos, ela desenvolve trabalhos no Campo de Instrução de Santa Maria (Cism) com os bugios que residem no local.
- Desde 1996, eu desenvolvo um trabalho com os bugios aqui no Campo de Instrução. E a partir de 2009, já como docente da UFSM, acabei desenvolvendo muitos projetos em conjunto com a veterinária aqui do Cism. Então, receber essa homenagem na data de hoje, me deixa muito honrada e feliz. Só tenho mesmo que agradecer pelo reconhecimento do meu trabalho – declarou Vanessa.
A cerimônia comemorativa ao Dia do Exército contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas estavam o coronel Fábio Martins da Silveira, chefe do Estado Maior da 3ªDE; o coronel-aviador Daniel Lames de Araujo, comandante da Base Aérea de Santa Maria; Regis Moro dos Santos, chefe do Núcleo Operacional da Delegacia de Polícia Federal; o tenente coronel Marcus Giovanni Mello da Silva, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon); o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB); o vereador Pablo Pacheco (PP), representando a Câmara de Vereadores de Santa Maria; além de personalidades portadores da Medalha Exército Brasileiro e Colaboradores Eméritos do Exército.
DIA DO EXÉRCITO
A data remete ao dia 19 de abril de 1648, quando ocorreu a Primeira Batalha dos Guararapes, episódio fundador da nacionalidade brasileira, durante as lutas de portugueses e brasileiros contra os invasores holandeses, na capitania de Pernambuco. A batalha alimentou a união de brasileiros e o senso de pertencimento à terra pela necessidade de proteger o território e as famílias que aqui viviam. Esse fato histórico deu origem às bases do que seria o atual Exército Brasileiro.