polêmica elucidada

Nádia Gerhard indica que renunciará à vaga na AL, e Fantinel deve assumir

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação
Beto Fantinel diz que não irá acionar a Justiça para pleitear a vaga por "infidelidade partidária" de Nádia

A vereadora Nádia Gerhard (DEM), de Porto Alegre, confirmou ao Diário que a tendência é que ela abra mão da vaga de suplente da Assembleia Legislativa (AL) para assumir, a partir de 2021, um novo mandato na Câmara da Capital. A decisão oficial sobre a situação, porém, deve ser tomada nos próximos dias.

Com isso, se o indicativo da parlamentar se confirmar, quem assume a vaga de suplente do MDB na AL é o Beto Fantinel, nascido em Dona Francisca, na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana.

VÍDEO: 'No meu gabinete, ele não vai entrar', diz Pozzobom sobre relação com Cechin

A movimentação dos nomes do MDB no Legislativo estadual se deve à eleição de dois nomes do partido, Sebastião Melo e Fábio Branco, para as prefeituras de Porto Alegre e Rio Grande, respectivamente. Com isso, duas vagas para efetivação de suplentes se abriram. Uma delas ficou com Patrícia Alba, e, a outra, com Carlos Búrigo, que já estava na assembleia, ocupando a cadeira de Juvir Costella, atual secretário de Logística e Transportes do Estado. Búrigo assumirá no lugar de Branco e, desta forma, sobra uma outra vaga para de suplente à legenda.

Com 90% das regiões em bandeira vermelha, Estado divulga medidas emergencias

A terceira suplente eleita do MDB, em 2018, foi Nádia. Entretanto, nesse meio tempo, ela trocou de sigla e se elegeu como a quarta vereadora mais votada de Porto Alegre no pleito de 2020. Segundo a vereadora, para valorizar os 11.172 votos que recebeu, ela está tentada a abrir mão da vaga na AL.

O beneficiado pela situação é Fantinel, quarto suplente da fila do MDB. Ele descarta entrar com processo judicial para pleitear a vaga por conta da "infidelidade partidária" de Nádia. Para ele, a renúncia dela é praticamente certa. Melo e Branco têm até 30 de dezembro para renunciar aos mandatos e, depois, os suplentes devem ser convocados no prazo de 30 dias. No seu mandato, Fantinel promete lutar por melhorias na infraestrutura das cidades da Região Central.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'Ele só me chamava para tirar fotografia', diz Cechin sobre Pozzobom

Próximo

VÍDEO: 'No meu gabinete, ele não vai entrar', diz Pozzobom sobre relação com Cechin

Política