Caso Felipe Rita: testemunhas de acusação são ouvidas em audiência no Fórum; família da vítima faz ato por justiça

Caso Felipe Rita: testemunhas de acusação são ouvidas em audiência no Fórum; família da vítima faz ato por justiça

Foto: Rafael Menezes (Diário)

Na manhã desta terça-feira (19), o Fórum de Santa Maria recebeu a primeira do réu Elson Dias Gonçalves, acusado por homicídio triplamente qualificado pela morte de Felipe de Moraes Rita, no dia 24 de abril deste ano. O juiz responsável pelo caso, Ulysses Louzada, ouviu testemunhas de acusação. O réu não foi ouvido nesta primeira audiência.



Enquanto isso, vestindo camisetas brancas com a frase "Justiça por Felipe", amigos e familiares realizam uma vigília em frente ao local. Gustavo Carlosso, primo de Felipe, relata o que a família deseja com isso:


– A gente espera que a justiça seja feita o mais rápido possível. Com as imagens captadas, que flagram o momento do crime, o Elson deveria ter sido preso. Ele mentiu ao alegar legítima defesa, ele quis matar o Felipe. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Gustavo relata que na manhã posterior ao crime, esteve na delegacia e foi avisado que o acusado iria se entregar, sem a necessidade de uma prisão. 


– A polícia sabia onde ele estava e não prendeu. Isso foi uma falha enorme. 


Além disso, o primo revelou que Ariane, ex-companheira de Felipe, estaria "sendo arrogante, desdenhando o sofrimentos dos familiares e até de sua filha que deu a luz recentemente". Ela saiu escoltada do Fórum.


– Ela não fez nada ao ver o Felipe no chão, não prestou socorro algum. Isso chocou a todos nós. Ela alegou uma tentativa de feminicídio que não existiu – conclui Gustavo.


Foto: Rafael Menezes (Diário)



Relembre o caso

Felipe De Moraes Rita foi morto com golpes de faca por volta das 2h30min da madrugada de 24 de abril, na casa da ex-companheira. Eles haviam terminado o relacionamento há cerca de 20 dias, mas segundo familiares, seguiam tendo contato. Elson Dias Gonçalves estava na casa dela quando Felipe chegou ao local e os dois entraram em luta corporal. 


Felipe foi morto com pelo menos oito facadas no pátio da casa. Após o crime, Gonçalves fugiu e se apresentou à polícia no dia seguinte. A Brigada Militar foi chamada, isolou o local e acionou a Polícia Civil. 


O suspeito se apresentou na Delegacia de Polícia e Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) acompanhado do advogado Christiano Pretto e alegou legítima defesa. A polícia concluiu o inquérito  e indiciou Elson Dias Gonçalves, 31 anos, por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e dificuldade de defesa da vítima.

O que diz a defesa

O advogado Christiano Pretto, que defende Elson Gonçalves, diz que nova audiência será marcada para ouvir as testemunhas de defesa e, ao final, colher o depoimento do réu.

 
– A defesa sai satisfeita dessa audiência, pois foram esclarecidos alguns pontos muito importantes que haviam ficado em dúvida no processo. O réu está bem ansioso para poder prestar seu depoimento e fazer os devidos esclarecimentos à Justiça – afirma Pretto.
Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: imagens mostram momento em que lixeira pega fogo no Calçadão Anterior

VÍDEO: imagens mostram momento em que lixeira pega fogo no Calçadão

Caminhão de soja tomba na BR-158 em Júlio de Castilhos Próximo

Caminhão de soja tomba na BR-158 em Júlio de Castilhos

Polícia/Segurança