Sobe para 126 o número de mortes pelas enchentes do Estado; 141 seguem desaparecidos

​​O número de mortes decorrentes das enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 126, segundo a atualização do último boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 18h desta sexta-feira (10). Outras 141 pessoas estão desaparecidas, 756 ficaram feridas. Quase dois milhões de pessoas foram atingidas pelas chuvas que afetaram 441 municípios do Estado. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Uma pessoa seguem desaparecida na região: William da Silva Ramos, de Agudo. A lista com todos os nomes pode ser conferida aqui. 

Na região, dados oficiais apontam nove mortes. A última vítima, encontrada na manhã desta sexta-feira (10), em Pinhal Grande, ainda não foi reconhecida pela Defesa Civil estadual.​

Em Santa Maria, o boletim informa seis vítimas. No entanto, a sexta morte em decorrência das enchentes não foi confirmada pela Polícia Civil nem pela Defesa Civil do município. A vítima é uma idosa, de 83 anos, encontrada sem vida na tarde desta terça-feira (7) dentro do Arroio Cadena, na Vila Brenner, no Bairro Divina Providência, em Santa Maria. O caso, conforme autoridades locais, não tem relação com as chuvas. A Defesa Civil de Santa Maria informou que irá pedir correção ao Estado.


Serviços

As enchentes também causam transtornos como problemas no fornecimento de água e energia elétrica. Até a noite desta sexta, pelo menos 151 mil clientes da RGE estão sem energia. Em relação ao abastecimento, 315 mil pessoas estão sem água. Cerca de 23 municípios estão com algum problema em conexões de telefonia e internet das empresas Tim, Vivo e Claro.


Confira abaixo o último relatório da Defesa Civil

  • Municípios afetados: 441
  • Pessoas em abrigos: 71.409
  • Desalojados: 339.928
  • Afetados: 1.951.402
  • Feridos: 756
  • Desaparecidos: 141
  • Óbitos confirmados: 126


Mais informações

  • Pessoas resgatadas: 70.863
  • Animais resgatados: 9.984
  • Efetivo: 27.218
  • Viaturas: 3.466
  • Aeronoaves: 41
  • Embarcações: 340


Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo WhatsApp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.


Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dificuldade de acesso e falta de água potável: entenda a situação das aldeias indígenas após as chuvas Anterior

Dificuldade de acesso e falta de água potável: entenda a situação das aldeias indígenas após as chuvas

Ministro das Cidades afirma que PAC Seleções terá aumento nos valores em decorrência das chuvas Próximo

Ministro das Cidades afirma que PAC Seleções terá aumento nos valores em decorrência das chuvas

Geral