Professores da UFSM mantém estado de greve e definem nova data de assembleia geral

Carmen Xavier e Maria Júlia Corrêa

Professores da UFSM mantém estado de greve e definem nova data de assembleia geral

Foto: Divulgação

A terça-feira (16) foi marcada por mobilização dos professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em assembleia realizada pela tarde, foi decidido que o estado de greve permanece, com uma nova assembleia marcada para a próxima segunda-feira (22).


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


De acordo com o professor Acisio Pereira, diretor da ​Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm), o encontro contou com a presença de 130 docentes dos quatro campi da instituição. Os representantes dos campi de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul marcaram presença por videoconferência.


Durante aproximadamente três horas, foram passados os informes de reuniões anteriores, o panorama do estado de greve pelas universidades federais e debates sobre a situação dos docentes da UFSM.


– Marcamos uma nova assembleia para a próxima segunda-feira (22 de abril) pela manhã, possivelmente no auditório do Centro de Ciências Rurais (CCR) para decidir sobre à adesão ou não da greve nacional – informa o diretor da Sedufsm.


Conforme a Sedufsm, o Ministério da Economia reiterou a proposta do governo de reajuste de 0% para 2024. O aumento viria somente em 2025.


A mobilização dos docentes, com a definição de ações como o indicativo de greve, foi aprovada em assembleia geral da categoria no dia 20 de março em Santa Maria. Já os servidores técnico-administrativos da UFSM estão em greve desde a metade de março.


 
Negociações
Em reunião realizada na última segunda-feira (15) com a Reitoria, representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) debateram sobre o ponto eletrônico para docentes EBTTs – aqueles com vínculo em cursos de ensino básico, técnico e tecnológico, como os professores do Colégio Politécnico e do Colégio Técnico Industrial (Ctism), por exemplo.

 
Esse foi o tema que pautou, na tarde de terça (16) a agenda entre integrantes da coordenação do Sinasefe Santa Maria e integrantes da Reitoria. A reunião, da qual participaram também integrantes da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), ocorreu a convite da administração da UFSM. O ponto principal tratou de uma decisão judicial que quer obrigar a UFSM a implantar o ponto eletrônico para professoras e professores EBTT.

 
Conforme o coordenador-geral do Sinasefe SM, professor José Abílio Lima de Freitas, que esteve acompanhado no encontro do professor Cláudio Renato Schlessner Kelling, tesoureiro-geral, o sindicato está atento para tomar as medidas cabíveis em defesa da categoria. A entidade planeja, ainda, ações políticas conjuntas com a Sedufsm.

 
Nos próximos dias, segundoFreitas, a Reitoria da UFSM irá explicitar as iniciativas que tomará diante do que foi colocado pelo Judiciário.


Governo
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou ontem que o governo deve disponibilizar novos recursos para atender as demandas dos servidores técnico-administrativos e professores das universidades e institutos federais. As categorias estão em greve em boa parte do país. A proposta deve ser apresentada na próxima sexta-feira (22)

 
Segundo Santana, “o orçamento do MEC não comporta nenhuma mudança mais de qualquer incremento, seja em pessoal ou para servidor. Então, será uma complementação orçamentária pelo espaço que o arcabouço fiscal já tem”. O ministro não adiantou valores nem percentuais que farão parte da proposta do governo federal.

 
Pelo menos 360 unidades de ensino aderiram à greve que começou dia 3 de abril. Entre as demandas dos servidores técnico-administrativos, está a recomposição salarial que varia de 22,71% a 34,32%, dependendo da categoria, além de uma reestruturação das carreiras da área técnico-administrativa e de docentes. Já os professores entraram em greve nacional no último dia 15 de abril, rejeitando a proposta do Ministério da Gestão. Eles querem reajuste de 22,71% em três parcelas de 7,06% por ano.




Leia mais:







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria tem 9 escolas com Ensino Médio Integral; uma delas soma 200 alunos matriculados Anterior

Santa Maria tem 9 escolas com Ensino Médio Integral; uma delas soma 200 alunos matriculados

Período para solicitar isenção da taxa do Enem inicia nesta segunda-feira Próximo

Período para solicitar isenção da taxa do Enem inicia nesta segunda-feira

Educação