Santa Maria tem 9 escolas com Ensino Médio Integral; uma delas soma 200 alunos matriculados

Santa Maria tem 9 escolas com Ensino Médio Integral; uma delas soma 200 alunos matriculados

Foto: Beto Albert

Depois de dois meses do começo das aulas da rede estadual de educação no Rio Grande do Sul, com muitas escolas aderindo ao ensino integral, já é possível fazer uma avaliação, mesmo que ainda tímida. Em Santa Maria, são nove as escolas que ofertam o Ensino Médio em Turno Integral (EMTI). Na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, são sete turmas, que já somam 200 alunos. Na região, a 8ª Coordenaria Regional de Educação (8ª CRE) informa que o número de matrículas saltou de 767, em 2023, para 2.126, em 2024 (leia mais abaixo), em 14 escolas. 

No Estado, houve um aumento de 94 novas escolas ofertando o EMTI no RS – de 111 para 205, segundo a Secretaria de Educação do Estado.

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A carga horária mínima anual do tempo integral para o Ensino Médio é de 1.500 horas, distribuídas em pelo menos 200 dias letivos. No 1º ano, a carga horária da formação geral básica é de 800 horas anuais. Do 2° e 3° anos, é de 500 horas. Já a carga horária dos itinerários formativos, é de 700 horas no 1° ano, e 1 mil nos 2° e 3° anos. Sobre a formação dos professores, a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, Isa Cristina Barbosa Pereira, explica que foi possível abarcar grande parte das novas demandas com o grupo de professores da escola:

– Foram poucos professores que trouxemos de fora. Tínhamos professores que trabalhavam 20 horas e passaram a trabalhar as 40 horas ou 60 horas. Começamos a ter professores com uma carga horária maior. Aí, eles passam o dia na escola também, com o intervalo de descanso e aulas.

Além da grade de formação básica, os estudantes têm disciplinas formativas, como a de Estudos Orientados, de Mentoria e de Projeto de Vida, essa específica a planos após o Ensino Médio. E a rotina dos alunos é a seguinte: chegam na escola, tomam café e iniciam seus estudos pela manhã; na metade da manhã, tem um intervalo com lanche; após o turno da manhã, tem o almoço, começam as aulas à tarde e fazem intervalo:

– É uma proposta que foi nos apresentada o ano passado, apresentamos à comunidade e foi aprovada. Começamos agora em março de 2024. Tivemos uma formação nas férias escolares, equipe diretiva, depois os professores. Foram várias formações. Estávamos na expectativa, não imaginávamos que teria tantos alunos que quisessem passar o dia na escola.

Mesmo com pouco tempo de implementação, a diretora avalia as principais questões:

– Há a preferência de alguns alunos durante o intervalo deles de jogar bola, descansar um pouco. É algo bem diferente que está acontecendo. A gente vê o movimento sempre na escola com professores e alunos. Há muito a melhorar ainda. Em pouco mais de um mês de aula, já notamos a inserção do Ensino Médio Integral como positiva, mas sabemos que é preciso avançar ainda.

Foto: Beto Albert

Em 16 de fevereiro deste ano, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo federal (Secom), Paulo Pimenta (PT), concedeu entrevista ao vivo na Rádio CDN (93.5 FM) e pontuou a importância da escola em turno integral. À época, havia a expectativa de criação, por ano, de 1 milhão de vagas no ensino integral.

– Aqui no RS, este ano, são 40 mil vagas, 15 mil em escolas estaduais e 25 mil com escolhas municipais, e Santa Maria aderiu. Entre Estado e município, vamos ter em torno de 800 vagas com recursos do governo federal para ensino integral. Isso muda a vida de uma comunidade – disse ele, à época. 

Avaliação da 8ª CRE

De 767 matrículas no EMTI em 2023, o número aumentou para 2.126 em 2024, segundo a 8ª Coordenadoria Regional de Educação. O coordenador José Luis Vieira Eggres avalia como positiva a implementação até o momento. Ainda conforme ele, a 8ª CRE possui 26% das escolas com o modelo.

– A ação de implementação faz parte de uma meta nacional de educação. É possível fazer uma avaliação positiva, dado até o número de matrículas. Aumentamos o número de escolas que oferecem o EMTI e o número de matrículas. Estamos muito entusiasmados. As escolas estão implementando, com seus desafios, até porque é complexo o processo de implementação. Na medida que as famílias compreendem o modelo e confiam, as matrículas começam a aumentar e a se solidificar essa relação.

De forma experimental

Na edição impressa de abril de 2019, o Diário noticiou o começo do programa na Escola Estadual Paulo Devanier Lauda, no Bairro Tancredo Neves. À época 50 alunos fizeram parte da mudança. Retornamos no colégio para entender como foi a adaptação durante estes cinco anos

Escolas com EMTI da 8ª CRE

Em Santa Maria*

  • Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda
  • Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antônio Reis
  • Escola Estadual de Ensino Médio Walter Jobim
  • Escola Básica Estadual Érico Veríssimo
  • Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão
  • Escola Básica Estadual Cícero Barreto
  • Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha
  • Instituto Estadual Padre Caetano
  • Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi

*Há, ainda, uma escola de Ensino Fundamental com tempo integral anos iniciais em Santa Maria - Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Antônio Xavier da Rocha

Da região

  • Ciep Francisco Brochado da Rocha - São Sepé
  • Colégio Estadual Professor Antônio Lemos de Araújo - Cacequi
  • Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra - Júlio de Castilhos
  • Instituto Estadual de Educação Profª Guilhermina Javoraki - Jaguari
  • Instituto Estadual de Educação Salgado Filho - São Francisco de Assis

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