O sono e o envelhecimento

Na coluna anterior, abordamos alguns aspectos de como a qualidade e a quantidade de sono afeta e é afetada pelo processo de envelhecimento. Então, continuando no mesmo tópico, na coluna de hoje trazemos alguns itens práticos sobre a questão e algumas dicas para que a população idosa possa melhorar o seu sono.



Problemas comuns em idosos

Pesquisadores estimam que entre 40% e 70% dos idosos têm problemas crônicos de sono e até metade dos casos pode não ser diagnosticada. Problemas crônicos de sono podem interferir significativamente nas atividades diárias dos idosos e reduzir sua qualidade de vida. Existem vários problemas de sono que são especialmente comuns em idosos:  


Dor: Desconforto e dor podem levar a um descanso inadequado para alguns idosos. A dor e a insônia podem se tornar um ciclo vicioso, no qual menos sono pode causar mais dor. É importante conversar com um médico se a dor estiver interferindo no sono.


Micção noturna: A micção noturna (noctúria) aumenta com a idade devido a mudanças físicas no sistema urinário e outros fatores. Este problema pode afetar até 80% dos idosos, contribuindo para o aumento das interrupções do sono.


Insônia: Ter dificuldade persistente em adormecer ou permanecer dormindo é um dos problemas de sono mais comuns na população idosa. A insônia pode ser causada por uma variedade de fatores sobrepostos, mas pode melhorar com tratamento.


Sonolência diurna: Muitas pessoas acreditam que sentir-se cansado durante o dia é uma parte normal do envelhecimento, mas não é. Cerca de 20% dos idosos apresentam sonolência diurna excessiva, o que pode ser um sintoma e/ou sinal de um problema de saúde latente, como apneia do sono, comprometimento cognitivo ou problemas cardiovasculares.


Apneia do sono: A apneia obstrutiva do sono pode causar pausas na respiração durante o sono. Essas pausas estão relacionadas ao colapso ou estreitamento das vias aéreas superiores. A apneia do sono causa sono fragmentado e pode afetar os níveis de oxigênio no corpo, causando dores de cabeça, sonolência diurna e dificuldade de pensar com clareza.


Transtorno de comportamento do sono REM: Esse transtorno afeta principalmente pessoas mais velhas. Embora o corpo da maioria das pessoas não se mova enquanto sonha, esse distúrbio pode fazer com que as pessoas “atuem” fisicamente seus sonhos, às vezes, até de forma violenta.


Dicas para hábitos mais saudáveis 

Pesquisas mostram que o foco na melhoria da higiene do sono e no desenvolvimento de hábitos que incentivem um sono de qualidade pode surtir excelentes resultados.


Praticar exercício físico: Idosos que praticam exercícios regularmente adormecem mais rápido, dormem mais e relatam melhor qualidade de sono. O exercício é uma das melhores coisas que os idosos podem fazer pela sua saúde;


Reduzir as distrações no quarto: Televisões, smartphones e luzes fortes podem tornar mais difícil adormecer;


Evitar substâncias que desencorajam o sono: O álcool, tabaco, cafeína e até grandes refeições no final do dia podem tornar o sono mais difícil. O ideal é parar de fumar, reduzir a ingestão de cafeína e jantar pelo menos quatro horas antes de dormir;


Manter um horário regular de sono: O envelhecimento pode tornar mais difícil a recuperação do sono perdido. Deve-se evitar mudanças repentinas nos horários de sono, tentando dormir e acordar, sempre que possível, nos mesmos horários;


Desenvolver uma rotina para a hora de dormir: Deve-se realizar atividades que promovam o relaxamento antes de dormir. Muitas pessoas gostam de tomar um banho quente, ler ou encontrar algum tempo de silêncio antes de ir para a cama.


Além disso, alguns aspectos de segurança devem ser observados: ter um telefone perto da cama para o caso de ter que chamar alguém rapidamente, acesso fácil à iluminação para evitar quedas ao caminhar no escuro e reduzir obstáculos no quarto, como tapetes e móveis que possam causar acidentes.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O sono e o envelhecimento Anterior

O sono e o envelhecimento

A música e o envelhecimento Próximo

A música e o envelhecimento