região central

Em 4 dias, Formigueiro registra 23 casos de coronavírus

18.398

A prefeitura de Formigueiro confirmou, nesta quinta-feira, que há 23 casos de infecção por coronavírus na cidade. Três desses casos ainda esperam uma contraprova do exame, mas já obedecem aos protocolos de isolamento. Apenas um apresenta sintomas leves, os outros são assintomáticos.

Do total de pacientes, seis são da mesma família e 10 trabalham no Hospital Municipal Dr. Pedro Jorge Calil, conforme o secretário de saúde, Luis Gustavo Maia Machado. De acordo com o médico Marcio Saciloto, que faz parte do comitê de crise criado em Formigueiro, cerca de 65 servidores que atuam tanto no hospital quanto nas unidades básicas de saúde foram testados. Um dos casos confirmados por Restinga Sêca é de uma funcionária da instituição.

Hospital Regional tem leitos de UTI habilitados e mais 10 clínicos funcionando

Saciloto diz que, a partir de hoje, será montada uma planilha com dados elaborados sobre cada infectado. É possível antecipar que há dois padrões de infecção, um recente e outro mais tardio.

- A situação é relativamente tranquila. O que assustou, em um primeiro momento, foi a curva de contaminação. Porém, eu creio que o crescimento do número de casos está diretamente ligado ao maior número de testes que fizemos após saber que um funcionário do hospital estava contaminado. Há pacientes que foram contaminados há mais de 30 dias - explica o médico.

Ainda não é possível afirmar qual foi o foco de contaminação e se todos os casos tem ligação entre si. O primeiro registro da Covid-19 no município foi na última segunda-feira, dia 18 de maio.

Cruz Alta confirma a primeira morte por coronavírus

MEDIDAS RESTRITIVAS

Os postos de saúde do Centro, Fundo do Formigueiro e Cerro do Louro foram fechados na quarta-feira e irão passar por um processo de desinfecção. Por enquanto, os cidadãos que precisarem de atendimento devem procurar o hospital, que segue funcionando normalmente.

A prefeitura publicou, também, um novo decreto, restringindo algumas atividades. Agora, o comércio deve funcionar com, no máximo, 30% da capacidade total de pessoas dentro do estabelecimento. Academias foram fechadas, e os cultos religiosos suspensos. Os restaurantes podem funcionar apenas com tele-entregas ou retirada no local. Pelo critério do Governo do Estado, Formigueiro é bandeira laranja (risco médio), assim como Santa Maria, por exemplo.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem morre depois de casa ser atingida por raio

Próximo

Casos de coronavírus em Formigueiro dobram em menos de 24h

formigueiro