Cineminha e reflexão

Conheça o "Cineminha do CRAS", projeto que já beneficiou cerca de 90 crianças em Faxinal do Soturno

Conheça o

Foto: prefeitura de Faxinal do Soturno

O projeto “Cineminha do CRAS”, vinculado à Secretaria de Assistência Social de Faxinal do Soturno, foi implementado em novembro de 2021. A ideia surgiu a partir da leitura de um livro chamado “Psicologia que sobe morro e desce ladeira: vinhetas não clínicas de atuação da psicologia no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, da Ana Maria Franchi Pincolini, onde a autora, que também é psicóloga, relata a experiência de um projeto com adolescentes denominado “Cine CRAS”, com a proposta de utilizar filmes para trabalhar com adolescentes.


Coordenado pela psicóloga técnica do CRAS, Rafaela Marchesan, ele ocorre a cada quinze dias e é destinado, prioritariamente, às crianças pertencentes às famílias em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, cerca de 90 crianças já foram beneficiadas com a ação.

Inicialmente, o projeto foi executado apenas nas dependências da instituição, localizado em um bairro de alta vulnerabilidade social da cidade. Com um saldo positivo, algumas outras edições foram realizadas também em outras localidades, como Vila Medianeira, Vila Jardim e Santo Antônio.


O objetivo central do projeto é utilizar o cinema como recurso lúdico para trabalhar com crianças temas pertinentes, tais como gênero, bullying, violência, relações familiares, emoções, entre outros. Além disso, o Cineminha também procura estimular o convívio comunitário; o pensamento crítico e a formação cidadã; ampliar o universo informacional, artístico e cultural das crianças e, ainda, desenvolver competências socioemocionais, tais como empatia, autocontrole, paciência, responsabilidade e autonomia.


No encontro, a coordenadora e as crianças estabelecem acordos e responsabilidades. Na sequência, os participantes se acomodam em colchonetes ou almofadas e assistem ao filme. Depois, o grupo se  organiza em círculo para uma roda de conversa, momento em que são disparadas questões para debate e reflexão, pela psicóloga.


Rafaela Marchesan destaca a importância de projetos como esse:


– Acredito que o Cineminha contribuiu na ampliação das experiências culturais e de lazer para as crianças participantes do projeto, tendo em vista que as mesmas pertencem a famílias em situação de vulnerabilidade que, muitas vezes, carecem destes espaços e oportunidades de forma gratuita. Além disso, o projeto atua diretamente na prevenção de situações de risco social, na medida em que discute temas estratégicos como gênero, bullying, violência, relações familiares e emoções, a fim de fomentar a reflexão e o pensamento crítico.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comunidade de Faxinal do Soturno contará com aulas de italiano a partir de agosto Anterior

Comunidade de Faxinal do Soturno contará com aulas de italiano a partir de agosto

Processo Seletivo Simplificado para Auxiliar Infantil está com inscrições abertas em Faxinal do Soturno Próximo

Processo Seletivo Simplificado para Auxiliar Infantil está com inscrições abertas em Faxinal do Soturno

faxinal do soturno