agronegócio

VÍDEO: Fenatrigo marca a abertura oficial do plantio de trigo no Estado

da redação


Foto: Fenatrigo (Divulgação)

Presente em alimentos como pães, massas, bolos e biscoitos, o trigo é uma planta de ciclo anual, cultivada durante o inverno e a primavera. A abertura do plantio desse cereal foi a principal atração deste ano da 15ª Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo), que contou com a presença do governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior.


A Fenatrigo, que ocorreu entre os dias 15 e 19 de maio, é um dos maiores e mais expressivos eventos do setor agrícola do Rio Grande do Sul e do país. De acordo com a Emater/RS-Ascar, 16 agroindústrias familiares de 14 cidades gaúchas participam no Pavilhão da Agricultura Familiar vendendo produtos lácteos, embutidos, mel, rapaduras, panificados, geleias, melado, destilados de cana-de-açúcar, sucos e frutas cristalizadas.

É a primeira vez que a abertura do plantio ocorre durante a Fenatrigo, reforçando o protagonismo de Cruz Alta no setor. O presidente da feira, Christian Zachow, explica que a opção se deu com intenção de iniciar uma discussão acerca do aumento da área de plantio de trigo no Estado. Em Cruz Alta, essa área, que hoje é de 13 mil hectares, deve crescer 25%.

A Fenatrigo buscou aproximar o produtor e debater a relevância do grão na cadeia produtiva e questões comerciais, valorizando a área técnica no agronegócio de Cruz Alta e também da região.

- Ano passado, tínhamos semeado 12 mil hectares e a estimativa para 2019 é de que semeie a partir de 15 mil hectares. O produtor está valorizando o produto e focando em diminuir o custo com os maquinários, funcionários e colaboradores. Sendo necessário o manejo do solo na lavoura e dentro disso o trigo entra com grande destaque e importância na rotação de culturas - destaca Gustavo Rafael Basso, chefe extensionista rural da Emater de Cruz Alta e técnico agrícola.

Cidades da região querem explorar o turismo após gravação da nova novela da Globo

A previsão é que a Fenatrigo deste ano receba mais de 80 mil visitantes. A partir desta edição, a feira ocorrerá a cada dois anos. A próxima será entre os dias 11 e 16 de maio de 2021. No ano de intervalo, ocorrerá uma feira técnica, a FeiratrigoTec, na Universidade Cruz Alta, quando também será feita a colheita do cereal.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de trigo no Brasil, ao lado do Paraná. Em 2018, a Emater-RS estimava que a colheita fosse de 2,1 milhões de toneladas. No entanto, condições climáticas desfavoráveis, como chuva intensa e geadas, fizeram com que a produção estacionasse em 1,87 milhão de toneladas. Para a safra deste ano, a Emater-RS espera que a área de trigo seja mantida, podendo haver, inclusive, expansão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após um ano reaberto, Restaurante Popular serviu 18 mil refeições em Cruz Alta Anterior

Após um ano reaberto, Restaurante Popular serviu 18 mil refeições em Cruz Alta

Próximo

coxilha

cruz alta