Educação Infantil

Prefeitura de Cruz Alta amplia número de vagas nas creches

da redação*

Foto: Prefeitura de Cruz Alta (Divulgação)
Secretaria de Educação de Cruz Alta divulga dados sobre aumento do número de vagas nas creches da rede municipal de ensino

O município de Cruz Alta conseguiu ampliar o número de vagas na Educação Infantil. Conforme dados da Secretaria Municipal de Educação, o aumento de vagas correspondeu a 245 atendimentos a mais em dois anos. Segundo os registros, 2.212 crianças eram atendidas pela rede municipal de ensino em 2016, e, em 2018, os atendimentos chegaram a 2.457.

Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), a Educação Infantil atinge alunos de quatro a cinco anos e compreende a etapa da pré-escola. Essa é a fase em que, obrigatoriamente, as crianças devem estar matriculadas e frequentando a escola. Para atingir a universalização da educação pré-escolar para crianças nessa faixa etária, a prefeitura de Cruz Alta oferece vagas de meio turno, com espaço para convivência, brincadeiras e o contato, de forma variada, com os diferentes conhecimentos que, culturalmente, fazem parte da vida cotidiana das pessoas.  

Festival de Ufologia recebe curiosos de todo o país a partir deste final de semana

De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da pasta de Educação de Cruz Alta, Graciela Salgado, a reorganização das turmas foi fundamental para o atendimento de mais alunos no município.

- Nas escolas menores, nós reorganizamos as turmas de pré-escola, ofertando essas vagas nas Escolas Municipais de Educação Fundamental mais próximas, e ampliamos as vagas de creche. Além disso, implantamos o atendimento de meio turno. As famílias que podem se adequar à creche em turno parcial abrem espaço para atendimento de mais crianças, e aquelas que não podem seguem com as vagas de turno integral - explica Graciela.

LISTAS DE ESPERA
A coordenadora relata que havia reclamações de pais que ficavam por anos nas listas de espera. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Claudino Albertoni começou a funcionar parcialmente em 2017, criando 90 vagas na rede local. Já neste ano, com a reestruturação dos recursos humanos, a escola atenderá em sua totalidade, com capacidade para 140 alunos.

Morte de abelhas em Cruz Alta causa prejuízo de pelo menos R$ 60 mil a apicultores

Segundo a secretária municipal de Educação, Elizabeth Fontoura Dornelles, o objetivo é superar a meta de atendimento para as crianças em idade de creche.

- Hoje, assim como na pré-escola, nós já estamos bastante adiantados no atendimento a creches (berçário e maternal). O Plano Nacional de Educação (PNE) estipula atender, pelo menos, 50% do público de até três anos de idade até 2024, e nós já estamos em 38%. Mesmo assim, nós queremos ter as condições para ultrapassar a meta. Além das medidas para a ampliação de vagas, duas novas escolas de Educação Infantil ProInfância estão em construção e logo serão concluídas - afirma a secretária de Educação.

As aulas da rede municipal da Educação Infantil se iniciam dia 21 de fevereiro, assim como no Ensino Fundamental.

*Com informações da prefeitura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Suspeito de assassinar jovem a tiros na saída de festa é preso em Cruz Alta Anterior

Suspeito de assassinar jovem a tiros na saída de festa é preso em Cruz Alta

Criminosos assaltam farmácia no Centro de Cruz Alta Próximo

Criminosos assaltam farmácia no Centro de Cruz Alta

cruz alta