dia de fé

Cruz Alta espera 170 mil romeiros neste domingo

18.309

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Greice Pozzatto (Diocese de Cruz Alta/Divulgação)

Entre 150 mil e 170 mil romeiros são esperados, neste domingo, em Cruz Alta, para a tradicional Romaria Diocesana ao Santuário de Fátima, que está completando 68 anos. O evento religioso, que começará com uma missa, às 8h, na Catedral Diocesana está entre as cinco maiores procissões do Rio Grande do Sul.

A peregrinação da Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo até o Santuário Diocesana Nossa Senhora de Fátima, prevista para começar às 9h, terá um percurso de 1,5 km, praticamente em linha reta. Às 10h, o bispo diocesano de Cruz Alta, dom Adelar Baruffi, celebrará a Missa do Romeiro. A Bênção da Saúde ocorrerá às 14h30min.

Rede de postos cadastra currículos para trabalhar em unidade de São Gabriel

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima passou a ter esse nome em 2016, mas o monumento com uma imagem de 32 metros da virgem foi inaugurado em outubro de 1952. O local, na Avenida Padre Pacheco, recebe devotos com missas diárias de terça-feira a domingo, às 16h.

- Esperamos que os romeiros peçam a interseção de Nossa Senhora contra os males corporais, as doenças, e os males espirituais decorrentes da falta de fé. O mundo está cheio de aflições e contradições, com tantas desgraças, especialmente com os jovens, vítimas de tantas mortes pelos vícios - diz o padre Ari Pedro Braganholo, pároco do Santuário.

Júlio de Castilhos abre nesta sexta-feira plantio da soja no Estado

FESTA
A Comissão Organizadora da 68ª Romaria, composta por 11 casais, mobilizou milhares de voluntários para garantir uma boa recepção aos devotos de Nossa Senhora. Durante os três dias que antecedem a procissão, cerca de 600 pessoas participam das atividades de preparação de alimentos que serão vendidos no domingo. 

- Só na parte do churrasco são mais de 120 pessoas. Temos ainda o pessoal que assa galeto e confecciona cucas, cachorro-quente, salada de fruta e guloseimas - conta Cátia Stafanello, que preside a comissão com o marido, Dirceu Stefanelo.

Poeta radicado no Vale do Jaguari lança livro com poema sobre vítimas da Kiss

APARECIDA
Já em Restinga Sêca, domingo é dia de homenagens a Nossa Senhora Aparecida. Pelo menos duas festas em honra à santa ocorrerão no município. A maior é a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que reúne anualmente cerca de mil devotos que percorrem cerca de 10 km da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus até a localidade de Aparecida, passando pela Avenida Júlio de Castilhos e pela ERS-149. A saída será às 7h, com previsão de chegada às 10h15min. Haverá missa campal e festa durante todo o dia. A outra procissão sai às 10h de Ribeirão com destino à comunidade de Santuário, onde haverá missa, almoço e festa. 

A PROCISSÃO

  • 8h - Celebração eucarística na Catedral
  • 9h -Início da procissão da Catedral até o Santuário, com percurso de 1,5 km e previsão de uma hora de caminhada
  • 10h - Missa do Romeiro no Santuário
  • 12h45min às 14h15min - Apresentações artísticas
  • 14h30min - Bênção da Saúde

O QUE SERÁ VENDIDO

  • 4 mil quilos de carne
  • 500 espetos de galeto
  • 3 mil cucas
  • 2 mil cachorros-quente
  • 1,7 mil pastéis


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Romaria de Fátima reúne milhares de peregrinos em Cruz Alta Anterior

Romaria de Fátima reúne milhares de peregrinos em Cruz Alta

Casal morto em acidente em Cruz Alta estava junto há mais de 10 anos Próximo

Casal morto em acidente em Cruz Alta estava junto há mais de 10 anos

cruz alta