contra a influenza

VÍDEO+FOTOS: 10,4 mil doses de vacinas da gripe acabam em seis horas em Santa Maria

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Fila passou pela Avenida Hélvio Basso e ingressou na BR-158

Atualizada em 27 de março de 2020, às 14h12min

A nova remessa de 10,4 mil doses de vacinas da gripe que começou a ser aplicada na manhã desta sexta-feira esgotou às 14h em Santa Maria. Antes mesmo das 8h, quando começou a imunização, uma fila de 4 quilômetros formou-se desde o pátio da Basílica da Medianeira, com entrada pela Avenida Medianeira, cruzando toda a Avenida Helvio Basso, e seguindo ao longo da BR-158 e ruas adjacentes. Isso porque hoje a vacinação dos idosos e profissionais da saúde contou com uma novidade: a possibilidade de imunização dentro dos carros. 

Somadas as doses de hoje às 17 mil aplicadas na segunda-feira, 27,4 mil pessoas dos grupos prioritários já se vacinaram. A expectativa da prefeitura é que um novo lote, para finalizar a imunização do grupo prioritário, seja enviado já na próxima semana.

Veja como foi a movimentação na fila para a vacinação:

Por volta de 7h40min desta sexta-feira, a fila já havia cruzado o viaduto da BR-158 com a Rua Duque de Caxias. Ao longo da sequência de veículos, muitos motoristas disputaram espaço e alguns, inclusive, tentaram "furar" a fila. Próximo das 9h, a fila já fez mais uma curva e se estendeu pela Rua Pedro Santini, nos fundos da Estação Rodoviária. O trecho tem pouco mais que 4 km.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Liane Campos (Arquivo Pessoal)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que vai contatar demais órgãos de segurança, como a Brigada Militar e a Guarda Municipal, e a prefeitura para apurar se a situação da fila é momentânea ou deve seguir pela manhã. Entretanto, devido ao trânsito intenso no cruzamento das BRs 158 e 392, uma equipe da PRF foi até o local para orientar o tráfego.

Mesmo de carro, teve quem conseguiu furar fila. A fisioterapeuta Raissa Brandão foi com o marido levar sua mãe, de 60 anos. Ela ingressou na fila na BR-158, próximo da Planalto, às 8h50min. Às 9h40min, ela ainda não tinha cruzado a Rua Duque de Caxias.

- Uma tranqueira, não tem ninguém organizando. Está dando desentendimento por furarem fila. O problema é na rótula da Medianeira, de 2 a 3 ônibus trancando tudo, e pessoas aproveitando para furar a fila quando faz a curva da rótula. Estou pensando se vale a pena ir em um bairro mais distante - desabafa.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Idosos receberam a vacina dentro do próprio automóvel

Segundo Guilherme Ribas, secretário de Saúde de Santa Maria, a grande procura no posto de vacinação da Basílica da Medianeira - que recebeu 25% das doses - já era esperada pela prefeitura.

- Nossa estimativa é de que pelo menos 2 mil pessoas procurem esse ponto. Temos, aqui, no mínimo seis vacinadores e 20 militares ajudando na organização das filas. Com o movimento que está ocorrendo, acredito que na parte da tarde já acaba - comenta.

Ao todo, são 10,3 mil doses de vacina disponibilizadas nesta segunda etapa da imunização contra a Influenza. De acordo com a prefeitura, a previsão é que as vacinas terminem no mesmo dia e não há nova data para receber mais remessas.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Carros formaram fila dupla no Parque da Medianeira

Em sete dias, 'Disque Covid UFSM' atendeu mais de 4 mil ligações sobre o coronavírus

O aposentado Jorge Martins era o último da fila por volta das 9h30min. Em frente à Planalto, na BR-158, o idoso foi surpreendido pelo tamanho da fila.

- Nem pensava que a fila iria ser tão grande, dessa dimensão. Cheguei mais tarde pois achei que não seria tão grande. Mas vamos conseguir a vacina - explicou.

NA ZONA OESTE
No Bairro Tancredo Neves, a cena se repetiu. A fila de pessoas que buscam a imunização começa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ruben Noal, na Avenida Paulo Lauda e dobra na Rua Armim Schvarcz até o Colégio Estadual Tancredo Neves. O trecho tem cerca de 350 metros.

NO CENTRO
A fila na Policlínica Central José Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, também é grande, mas menor em relação ao Parque da Medianeira e à UBS Ruben Noal. A linha de pessoas se estende da Rua Floriano Peixoto até a esquina com a Avenida Presidente Vargas. Como na foto, é possível observar a distância entre as pessoas que aguardam.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Jaiana Garcia (Diário)

Além desses ponto, as doses estarão disponíveis em oito UBSs com estruturas externas montadas pelo Exército e em cinco salas de vacina, com funcionamento das 8h às 16h ou até durarem os estoques. Nas salas não citadas não haverá vacinação nem contra a gripe nem as de rotina nesta sexta. 

AJUDA DA CRUZ VERMELHA data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Vivian Alves (Arquivo Pessoal)

Ao contrário dos locais mais procurados, o Centro Social Urbano teve movimento mais tranquilo na manhã desta sexta-feira. Localizado na Rua Venâncio Aires, Bairro Passo D'Areia, o local teve fila pequena, que só se esticou por cerca de meia quadra em razão da distância recomendada entre cada pessoa que chegava para ser vacinada.

A Cruz Vermelha também esteve no local para orientar o público, enquanto os profissionais de saúde aplicaram as doses.

- Muito bom o atendimento, com sorriso no rosto, simpatia. Trouxeram uma motivação pra gente, principalmente neste momento. Acho isso muito importante - relata a dentista Vivian Alves, satisfeita com a forma que foi recepcionada.

ONDE SE VACINAR:

  • Pátio da Basílica da Medianeira: sistema drive-thru, com atendimento somente a pessoas em veículos. A entrada será pela Avenida Medianeira, com saída pela Rua Heitor Campos 
  • UBS Wilson Paulo Noal, na Rua Monte Carlo, Bairro Camobi
  • UBS Ruben Noal, na Av. Paulo Lauda, 80, Bairro Cohab Tancredo Neves
  • UBS Kennedy, na Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, Bairro Salgado Filho
  • Centro Social Urbano, na Rua Venâncio Aires, 2.645, Vila Oliveira
  • ESF São José, na Rua Antônio Gonçalves Do Amaral, 1.000, Bairro São José
  • UBS Oneyde de Carvalho, na Rua Otacílio Pitan, Vila Lorenzi
  • UBS Floriano Rocha, na Rua Benjamin Ávila, 12, na Cohab Santa Marta
  • UBS Joy Betts, Rua Castro Alves, 140
  • Policlínica Central José Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, 1.752
  • ESF Roberto Binato, Vila Caramelo
  • UBS Itararé, na Rua Assis Brasil, 400, Bairro Itararé
  • UBS Walter Aita, na Rua Luiz Petry, Cohab Fernando Ferrari, em Camobi
  • UBS São Francisco, Rua Santa Maria, Residencial Dom Ivo Lorscheiter

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: pesquisa vai indicar quantos gaúchos são infectados pelo coronavírus Anterior

VÍDEO: pesquisa vai indicar quantos gaúchos são infectados pelo coronavírus

Próximo

'O vírus desafia nossa capacidade de empatia', diz psiquiatra

Saúde