imunização

Veja as próximas ações de vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria

Victoria Debortoli e Dandara Flores Aranguiz

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

ATUALIZADA: com a chuva, duas ações de segunda dose mudaram o dia. Elas estão corrigidas e em vermelho na lista

A próxima semana contará com diversas ações de vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria, com aplicação de primeiras e segundas doses na população a partir de 18 anos. As ações vão ocorrer na segunda, quarta, quinta, sexta e no sábado, em diferentes pontos da cidade. De acordo com a prefeitura, na última semana foram aplicadas mais de 16 mil doses, de segunda a sábado. A expectativa para os próximos dias é que sejam vacinadas, pelo menos, 14 mil pessoas, entre D1 e D2.

Santa Maria confirma mais nove casos de variante Delta

A primeira campanha da semana será na segunda, das 8h ao meio-dia. Serão vacinadas pessoas com 18 anos ou mais que ainda não se imunizaram, e a aplicação da segunda dose para pessoas que tomaram a primeira dose de vacina de Oxford/Astrazeneca até 12 de junho. Neste dia ocorre também uma ação de incentivo: será disponibilizado um ônibus para vacinação em Santa Maria. Ao longo da manhã, o ônibus sairá do Paradão da Avenida Rio Branco em direção ao Clube Dores, onde ocorre a vacinação. Quem embarcar, não pagará a passagem. O retorno ao Centro também será gratuito.

Já na quarta-feira, serão três ações. Pela manhã, das 8h ao meio-dia, será aplicada a segunda dose da vacina de Oxford/Astrazeneca para quem recebeu a primeira dose em 15 de junho (pessoas de 54 anos ou mais). Durante a tarde, das 13h30min às 15h30min, será disponibilizada a segunda dose da Pfizer para gestantes e puérperas que receberam a primeira dose em 16 de junho, e das 13h30min às 16h, para pessoas que estão com a segunda dose da vacina Oxford/Astrazeneca em atraso.

Na quinta-feira, são duas ações destinadas a aplicação de segunda dose: das 8h ao meio-dia para quem recebeu a primeira dose em 17 de junho, e das 13h30min às 16h para quem está com a segunda dose da vacina Oxford/Astrazeneca em atraso.

Na sexta-feira, haverá aplicação da primeira dose para todos acima de 18 anos que ainda não se imunizaram, em ação que ocorre no Bairro Caturrita., das 8h ao meio-dia. Durante a tarde, das 13h30min às 16h, a ação é para pessoas de 48 anos ou mais que receberam a primeira dose da Pfizer em 18 de junho em Estratégias Saúde da Família (ESFs).

Boletim da Fiocruz indica tendência de estabilização de pandemia na região

A semana encerra no sábado, com aplicação da segunda dose para pessoas de 48 anos ou mais que fizeram a primeira dose em 19 de junho. 

SEGUNDA DOSE
Das nove ações programadas inicialmente para ocorrer na próxima semana, três são voltadas a pessoas que estão com a segunda dose da vacina em atraso. Segundo o secretário de Saúde Guilherme Ribas, são cerca de 3,3 mil santa-marienses com o esquema vacinal incompleto. De acordo com o vacinômetro da prefeitura, com dados da vacinação atualizados até 2 de setembro, 301.856 doses já foram aplicadas em Santa Maria, sendo 198.194 de primeira dose, o que representa 69,5% da população. Em relação à segunda dose, são 96.802 aplicadas, e 6.860 de dose única. Ao todo, Santa Maria tem 103.662 pessoas com o esquema vacinal completo, o que representa 36,3% dos santa-marienses. 

ADOLESCENTES E DOSES DE REFORÇO
A expectativa da prefeitura é começar a vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades na semana posterior ao 20 de setembro. No entanto, o Executivo ainda aguarda a autorização do Ministério da Saúde.

- Precisamos que as remessas de primeira dose para essas pessoas cheguem ao Estado e ao município, além da chegada das doses de reforço. Nesse caso, queremos começar com os idosos acima de 85 anos e com os imunodeprimidos, mas tudo depende do quantitativo de doses que vamos receber - explica o secretário. 

CALENDÁRIO

Segunda-feira, das 8h ao meio-dia

  • 1ª dose: Para Pessoas com 18 anos ou mais - 1.000 doses
  • 2ª dose: Para Pessoas que tomaram a 1ª dose de vacina Oxford até 12 de junho
  • Onde: Clube Dores
  • O que levar: Documento com foto e CPF (para a 1ª dose); Carteirinha de vacinação, documento com foto e CPF (para 2ª dose)

Quarta-feira, das 13h30min às 15h30min

  • 2ª dose Pfizer para gestantes e puérperas que receberam a 1ª dose em 16 de junho
  • Onde: Policlínica José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752, Bairro Centro), UBS Wilson Paulo Noal (Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Bairro Camobi), UBS Kennedy (Rua Vereador Dário Leal da Cunha, Bairro Salgado Filho), UBS Floriano Rocha (Rua Benjamin Ávila, 12, Bairro Juscelino Kubitschek), ESF Urlândia (Rua Valdir da Silva, 495, Vila Urlândia)
  • O que levar: Carteirinha de vacinação, documento com foto e CPF

Quarta-feira, das 13h30min às 16h

  • Pessoas que estão com a 2ª dose da vacina Oxford/Astrazeneca em atraso
  • Onde: Centro Social Urbano Maria Ribas Denardin (Rua Ernesto Alves, 245, Vila Oliveira, Bairro Passo D'Areia) e UBS Waldir Mozzaquatro (Rua Félix Manarim, Vila Schirmer, Bairro João Goulart)
  • O que levar: Carteirinha de vacinação e CPF

Quinta-feira, das 8h ao meio-dia

  • 2ª dose Oxford para quem recebeu a 1ª dose em 15 de junho (pessoas de 54 anos ou mais)
  • Onde
  • Para pedestres: Clube Dores, Associação Comunitária Tancredo Neves, UBS Kennedy (Bairro Salgado Filho), Clube 21 de Abril (Bairro Itararé), Colégio Marista Santa Marta, UBS Oneyde de Carvalho (Vila Lorenzi), UBS Floriano Rocha (Bairro Juscelino Kubitschek), UBS São Francisco (Bairro João Luiz Pozzobon), UBS Felício Bastos, em Boca do Monte
  • Para pessoas em veículos e para pedestres: UBS Wilson Paulo Noal (Bairro Camobi)
  • Para pessoas em veículos: Loja Havan (para quem recebeu a 1° dose no Shopping Praça Nova) e UFSM, em Camobi
  • O que levar: Carteirinha de vacinação, documento com foto e CPFQuinta-feira, das 8h ao meio-dia

Quinta-feira, das 13h30min às 16h

  • Para pessoas que estão com a 2ª dose da vacina Oxford/Astrazeneca em atraso
  • Onde: Centro Social Urbano Maria Ribas Denardin (Rua Ernesto Alves, 245, Vila Oliveira, Bairro Passo D'Areia) e UBS Waldir Mozzaquatro (Rua Félix Manarim, Vila Schirmer, Bairro João Goulart)
  • O que levar: Carteirinha de vacinação, documento com foto e CPF

Sexta-feira, das 8h ao meio-dia

  • 1ª dose para pessoas com 18 anos ou mais 
  • Onde: Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição (Rua João Paulo Nunes, bairro Caturrita)
  • O que levar: Documento com foto e CPF

Sexta-feira, das 8h ao meio-dia

  • 2ª dose Oxford para pessoas que receberam a 1ª dose em 17 de junho
  • Onde: Para pedestres: Clube Dores, Associação Comunitária Tancredo Neves, UBS Kennedy (Bairro Salgado Filho), Clube 21 de Abril (Bairro Itararé), Colégio Marista Santa Marta, UBS Oneyde de Carvalho (Vila Lorenzi), UBS Floriano Rocha (Bairro Juscelino Kubitschek), UBS São Francisco (Bairro João Luiz Pozzobon) e UBS Felício Bastos, em Boca do Monte;
  • Para pessoas em veículos e para pedestres: UBS Wilson Paulo Noal (Bairro Camobi);
  • Para pessoas em veículos: Loja Havan (para quem recebeu a 1° dose no Shopping Praça Nova) e UFSM, em Camobi
  • O que levar: Carteirinha de vacinação, documento com foto e CPF

Sexta-feira, das 13h30min às 16h

  • Para pessoas de 48 anos ou mais que receberam a 1ª dose da Pfizer em 18 de junho em Estratégias Saúde da Família (ESFs)
  • Onde: em todas as unidades de saúde com ESF (Estratégias Saúde da Família)
  • O que levar: Carteirinha de vacinação, documento com foto e CPF

Sábado, das 8h ao meio-dia

  • 2ª dose Oxford para pessoas de 48 anos ou mais que fizeram a 1ª dose em 19 de junho
  • Onde:
    Para pedestres: Clube Dores
    Para pessoas em veículos: UFSM, em Camobi e Shopping Praça Nova (para que recebeu a 1ª dose na Loja Havan)
  • O que levar: Carteirinha de vacinação, documento com foto e CPF

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Informação e diálogo para combater a depressão infantil Anterior

Informação e diálogo para combater a depressão infantil

Próximo

Ônibus gratuito levará comunidade para se vacinar nesta segunda-feira

Saúde