santa maria

Vacinação dos grupos prioritários pode levar quatro meses até ser concluída

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Reprodução/Facebook

Depois que o Ministério da Saúde anunciou o primeiro planejamento nacional de vacinação contra a Covid-19, a secretaria de Saúde de Santa Maria também já iniciou as conversar para organizar como será feita a imunização dos primeiros grupos. Na manhã desta terça-feira, o secretário municipal Guilherme Ribas participou do programa Direto da Redação da TV Diário e falou sobre a estruturação do plano e as estratégias que estão sendo montadas para viabilizar a imunização na cidade.

Os primeiros grupos a serem vacinados incluem trabalhadores da área da saúde e idosos acima de 75 anos. Depois, no segundo grupo, devem ser vacinados os idosos acima de 60 anos. A fase três devem incluir professores, profissionais da área da segurança, detentos e portadores de doenças crônicas, mas ainda não há um cronograma para este grupo. De acordo com Ribas, a vacinação dos grupos prioritários pode levar quatro meses até ser concluída, uma vez que a vacina deve exigir segunda dose. 

Santa Maria chega a 140 mortes por Covid-19, e ocupação de UTIs sobe para 89,1%

- O plano nacional prevê uma estimativa para início da vacinação entre final de fevereiro e início de março. Mas, ainda não há confirmação de datas. A estimativa é que se leve quatro meses para vacinar todos os grupos prioritários. Depois disso, o público em geral deve ser imunizado, assim como acontece com a Influenza, o que pode levar até 12 meses - explica o secretário. 

No começo de janeiro, a prefeitura vai começar a dialogar com as instituições para ver a logística de armazenamento das vacinas, caso sejam necessários refrigeradores de maior capacidade, uma vez que ainda não se sabe qual vacina será registrada e distribuída no Brasil. Em Santa Maria, a secretaria deve organizar uma campanha de vacinação descentralizada, em locais públicos, para evitar aglomeração.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Boletim estadual registra mais 101 mortes por Covid-19 no Rio Grande do Sul Anterior

Boletim estadual registra mais 101 mortes por Covid-19 no Rio Grande do Sul

Nova variante do coronavírus é pauta de reunião de membros da OMS Próximo

Nova variante do coronavírus é pauta de reunião de membros da OMS

Saúde