
Foto: João Alves
As ações de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) serão intensificadas durante o Carnaval em Santa Maria. A iniciativa é da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a equipe da Política HIV e Fórum Municipal do HIV. O Bloquinho da Prevenção é uma ação que ocorre pela segunda vez no município e tem o objetivo de promover a prevenção combinada do HIV e das demais infecções sexualmente transmissíveis, que os foliões possam se divertir com segurança e tranquilidade, evitando ao máximo a transmissão de doenças.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Nesta sexta-feira (9), será realizada uma ação das 20h à meia-noite, em estabelecimentos noturnos, distribuidoras de bebidas e clubes que estarão com festividades ao público. A equipe da Saúde irá percorrer locais na região Central e também de bairros já previamente identificados. Nos locais, os profissionais irão distribuir preservativos, gel lubrificante, autotestes do HIV e informativos sobre a prevenção combinada. Nos demais dias, os estabelecimentos serão abastecidos com insumos e disponibilizados de forma gratuita para os foliões.
Em 2023, a iniciativa distribuiu mais de 3 mil preservativos entre 14 estabelecimentos noturnos visitados.
Como procurar ajuda em caso de exposição
A Profilaxia pós-exposição do HIV pode ser realizada em até 72 horas depois da exposição ao vírus nas Unidades de Pronto Atendimento do Município. Já a Profilaxia pré-exposição pode ser feita na Casa treze de Maio localizada na Rua Silva Jardim, 1.280, Bairro Nossa Senhora do Rosário e nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro, nesses locais também é possível realizar testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria