monitoramento

Taxa de ocupação de leitos de UTI na região está em 63%

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES) / disponível em covid.saude.rs.gov.br

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na Região de Santa Maria está em 63% na tarde desta quinta-feira, de acordo com dados do painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que monitora a situação dos leitos em todo o Rio Grande do Sul.  

Ebserh convoca mais 30 profissionais da saúde para atuação no Husm

Ao total, são 119 leitos de UTI (58 deles são via Sistema Único de Saúde e os outros 61 privados) em três cidades (Santa Maria, Faxinal do Soturno e Santiago) disponíveis para atendimento de 32 municípios da região. Até as 16h05min de hoje, 75 estavam ocupados. Há uma semana, em 23 de julho, o índice de internações na região estava em 61,3%.

Michelle Bolsonaro testa positivo para Covid-19

Do total de pacientes, 16 deles são pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e outras quatro com a suspeita ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A maioria deles (55) são portadores de outras doenças.

Após funcionário testar positivo para Covid-19, UBS é interditada em Santa Maria

O hospital com mais leitos de UTI ocupados nesta quinta é o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) - das 29 vagas intensivas, 26 estavam com pacientes internados, o que significa uma taxa de ocupação de 89.7%.

SANTA MARIA  

Na cidade de Santa Maria, a taxa de ocupação de UTIs é de 65,7% - dos 99 leitos, 65 estavam ocupados. Na quinta-feira passada, o índice era de 57,6%.  

Conforme os dados, do total de pacientes, 16 deles são pessoas com o diagnóstico positivo para a Covid-19. Outros quatro tem a suspeita ou outra SRAG. A maioria (45) estão internados por conta de outras doenças.

BANDEIRAS 

A taxa de ocupação dos leitos de UTI é um dos indicadores utilizados pelo governo do Estado no cálculo das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado. Os dados são consolidados até as quintas-feiras e são divulgados nas sextas, em um mapa preliminar.  

As regiões classificadas com a bandeira vermelha, que indica o risco alto de transmissão do coronavírus, têm prazo de 36 horas para que os prefeitos possam entrar com recursos alegando possíveis erros que possam reverter a classificação. Na segunda-feira pela tarde, o mapa em definitivo é divulgado e as regras aplicadas na bandeira vermelha começam a valer às 0h da terça-feira. Já aquelas regiões que ficaram na bandeira amarela ou laranja (risco baixo e médio, respectivamente), já podem aderir as regras a partir do sábado.

No último mapa divulgado nesta semana, oito das 20 regiões do Estado ficaram na vermelha. A região de Santa Maria segue, por enquanto, na bandeira laranja.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria tem 1.169 casos de coronavírus em atualização de boletim diário Anterior

Santa Maria tem 1.169 casos de coronavírus em atualização de boletim diário

Estado passa de 66 mil casos confirmados e 1,8 mil mortes Próximo

Estado passa de 66 mil casos confirmados e 1,8 mil mortes

Saúde