Fotos: João Risi/MS
São Gabriel e outras 10 cidades gaúchas devem receber unidades odontológicas móveis (UOMs) do Ministério da Saúde. A divulgação foi feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante uma cerimônia, na quarta-feira (21), em Sorocaba (SP). Segundo a pasta, o investimento na frota composta por 11 veículos é R$ 4,1 milhões. Os recursos são oriundos do Novo PAC Saúde. Ao todo, na região Sul, são 21 UOMs previstas para os três estados.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As UOMs levam atendimento odontológico onde vivem populações que têm dificuldade de acesso a esse serviço, incluindo, por exemplo, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e assentadas. Com isso, o Ministério da Saúde busca garantir assistência a todos os brasileiros e brasileiras. Até 2026, outras 400 unidades vão reforçar o atendimento em todo o país, totalizando 800 novos veículos.
Os municípios contemplados foram selecionados com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional, buscando evitar a concentração de recursos e ampliar a cobertura em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS) onde mais precisa.
No Rio Grande do Sul, além de São Gabriel, devem receber os veículos as seguintes cidades: Bagé, Butiá, Canguçu, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Itaqui, Quarai, Redentora, Sant'ana do Livramento e São Borja.
Mais acesso
Na Unidade Odontológica Móvel, é possível realizar tanto procedimentos da Atenção Primária quanto ações especializadas como tratamento endodôntico e a oferta de próteses dentárias. Quando necessário, as pessoas atendidas nas UOMs também podem ser encaminhadas para continuidade do cuidado em serviços especializados, como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e os Serviços de Especialidades em Saúde Bucal, localizados no interior do país, com foco em municípios de até 20 mil habitantes.
Segundo o Ministério da Saúde, cada UOM (foto abaixo) é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais para o atendimento odontológico. Para garantir mais segurança, eficiência e continuidade nos serviços, a previsão é que a frota seja renovada a cada 5 anos.

Os veículos são utilizados pelas equipes de Saúde Bucal (eSB), compostas por cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal, habilitadas pelo Ministério da Saúde. As eSB credenciadas no país passaram de 29 mil, em 2022, para 34 mil em 2024. Os gestores locais podem compartilhar uma mesma UOM com mais de uma equipe, o que ajuda a levar cuidado às localidades que mais precisam.