Alerta

Santa Maria já registra o maior número de casos confirmados de dengue em toda a série histórica

Nos primeiros cinco meses, 2023 já demonstra ser um ano crítico para a saúde em Santa Maria, especialmente quando se trata de dengue. Até o momento, o município contabiliza quase 600 casos confirmados da doença, enquanto 667 seguem em investigação. O índice é o maior registrado nos últimos três anos e chega a ser nove vezes mais do que o quantitativo de 2021, que foi de apenas 63 positivados. O aumento reflete também na demanda por atendimento em unidades de saúde, pronto-atendimentos e hospitais, gerando uma corrida contra o tempo para evitar que mais óbitos em decorrência da doença sejam registrados este ano. 

Cenário

Santa Maria sofre com surtos de dengue a cerca de três anos. Neste período, os registros não haviam passado de 250 casos. Conforme dados da Vigilância em Saúde de Santa Maria, foram registrados 234 diagnósticos positivos em 2020. No ano seguinte, foram apenas 63 diagnósticos positivos. Já em 2022, o número apresentou um aumento consideravelmente: foram 170 casos confirmados da doença no município. 

Nos primeiros cinco meses de 2023, Santa Maria emitiu 1.553 notificações, sendo que 595 deram positivo para a dengue. Segundo o Boletim Epidemiológico, atualizado na segunda-feira (15), a maior parte dos casos confirmados ocorreu em março e abril, não sendo contabilizado ainda nenhum registro em maio. Apesar dos dados, Santa Maria lida com a subnotificação, o que indica que o número real de pessoas com a doença no município pode ser maior.

A prefeitura reitera que o painel de monitoramento da dengue conta com atualizações anuais, sendo que a cada virada de ano, ele é zerado. Também são monitorados possíveis casos de Zika e Chikungunya, ocasionadas pelo mosquito Aedes.

Na tarde de terça-feira (16), foram entregues para a prefeitura, na sede da Vigilância Sanitária, três bombas costais para a aplicação de inseticida no combate ao mosquito da dengue. O equipamento foi utilizado imediatamente nas dependências do Cemitério Ecumênico Municipal. 

Dengue em números*

  • Casos confirmados – 595
  • Casos em investigação – 667
  • Óbitos – 1
  • Internações por suspeita da doença –  23 pessoas

*Atualizado em 17 de maio de 2023

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Painel Estadual de casos de dengue

Internações e óbitos

De acordo com o Painel estadual de casos de dengue nesta quarta-feira (17), 23 pessoas permanecem internadas devido a doença no município. Deste quantitativo, 16 estão em leitos clínicos adulto e três em pediátrico. Além disso, quatro pessoas estão internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto.

Em 2023, Santa Maria também registrou o primeiro óbito em decorrência da dengue. A vítima, um homem de 80 anos, tinha registro de diabetes e hipertensão. Morador do Bairro Juscelino Kubitschek, ele recebeu o diagnóstico positivo para a dengue em 22 de abril, dando entrada no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. O óbito ocorreu em 29 de abril.

Um possível segundo óbito devido a doença é investigado pelos órgãos responsáveis. Trata-se de uma mulher de 34 anos, moradora do Bairro São José. Ela teria sofrido uma parada cardiorrespiratória na madrugada, enquanto estaria internada no Hospital São Francisco e não teria resistido. A morte foi registrada em 12 de maio. 

Fique atento aos sintomas

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dores no corpo e articulações
  • Cansaço
  • Fraqueza
  • Dor atrás dos olhos
  • Manchas vermelhas na pele

Ao apresentar sintomas, busque atendimento na unidade de saúde mais próxima. 

Combate ao mosquito

No surto de 2023, a presença do mosquito Aedes Aegypti foi registrada em mais de 30 locais, entre bairros e distritos de Santa Maria. Com o número de ocorrências crescendo, a Vigilância em Saúde de Santa Maria tem efetuado vistorias e ações de pulverização, principalmente nas áreas mais afetadas. Pelo terceiro ano seguido, a Região Oeste registra maior incidência de casos. Somente os bairros Juscelino Kubitschek e São João contabilizam 215 confirmados, o que representa 36% do total. 

Na última quarta-feira (10), uma força-tarefa da prefeitura de Santa Maria realizou uma série de ações para combater a doença e conscientizar a população. Compostas por sevidores da Vigilância em Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, as equipes se dividiram para atuar em ação específica e dentro da sua respectiva competência. 

O cronograma contemplou desde o recolhimento de lixo de áreas públicas com um caminhão compactador até a inspeção das áreas verdes, fiscalização de residências e de terrenos/casas abandonados para aplicação de notificação de limpeza, assim como a orientação para os moradores, que também podem fazer a sua parte no combate à dengue. 

Faça a sua parte

  • Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
  • Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
  • Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
  • Mantenha tampados tonéis e barris de água;
  • Guarde garrafas de cabeça para baixo;
  • Recolha seus resíduos;
  • Use repelente;
  • Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
  • Atenção às piscinas, especialmente as de plástico
  • Para denúncias de locais com água parada em Santa Maria, ligue para (55) 3921-7159, pelo WhatsApp (55) 7400-5525 ou acesse o formulário pelo site da prefeitura

Veja todas as notícias sobre dengue


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nova proposta de reforma do IPE Saúde apresenta menor contribuição de dependentes Anterior

Nova proposta de reforma do IPE Saúde apresenta menor contribuição de dependentes

Quatro unidades de saúde de Santa Maria vão funcionar em horários alternativos Próximo

Quatro unidades de saúde de Santa Maria vão funcionar em horários alternativos

Saúde