Foto: Beto Albert (arquivo/Diário)
Santa Maria está entre as 415 cidades gaúchas certificadas pelo Governo do Estado como “Município Amigo da Vacina”, em reconhecimento às estratégias de imunização adotadas em 2024. Nesta edição, o município conquistou o selo bronze, após alcançar as metas estabelecidas em uma das três vacinas avaliadas: a tríplice viral (veja abaixo).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Somos o quinto maior município do Estado, o que nos leva a trabalhar muito para alcançar o máximo de pessoas nas campanhas de vacinação. É desafiador. Por isso, junto a todas as nossas equipes, celebramos esse reconhecimento que é de todos – afirmou a superintendente da Vigilância em Saúde, Cecília Pedro.
A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na quarta-feira (20), em Porto Alegre. Para representar Santa Maria, foi enviada a técnica de enfermagem Niura Ferreira, vacinadora da UBS Dom Antônio Reis (na foto), que recebeu o reconhecimento das mãos da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
– Esse reconhecimento é muito importante para nós, vacinadores. Tenho muito orgulho de representar essa causa, que é de prevenção, cuidado e vida. Nosso empenho em todas as ações extramuro tem nos ajudado a alcançar mais e mais pessoas, e isso também é cuidar da cidade – disse a profissional.

Processo
Para receberem o selo, os municípios foram classificados em três categorias. São elas:
- Categoria Baby – Cobertura maior ou igual a 95% (terceira dose para menores de um ano de idade) para a vacina pentavalente.
- Categoria Dente de Leite – Cobertura maior ou igual a 95% (primeira dose para crianças de um ano de idade) para a vacina tríplice viral.
- Categoria Teens – Cobertura maior ou igual a 80% (adolescentes e pré-adolescentes de nove anos a 14 anos, uma dose) para vacina contra o HPV.
Conforme a Secretaria da Saúde de Santa Maria, os índices de cobertura vacinal obtidos pela cidade nas três categorias foram:
- Pentavalente – 91,78%
- Tríplice viral –102,5%
- HPV meninas – 69,1%
- HPV meninos – 57,6%
Levando em conta esses números, o tipo de vacina e suas respectivas faixas etárias, são concedidos os selos, que também se encontram divididos conforme o número de categorias em que os municípios obtiveram o índice mínimo: em ouro (meta atingida nas três categorias); prata (meta atingida em duas categorias) e bronze (meta atingida em uma categoria).
Dos 415 municípios que receberam o certificado, 139 foram contemplados com o selo ouro; 153, com o selo prata; e 123, com o selo bronze.
Imunização
Nos últimos anos, Santa Maria tem ampliado a oferta de vacinas com ações extramuros em praças, escolas e empresas, e turnos estendidos ou alternativos em unidades de saúde. A medida busca garantir a saúde da população e evitar o retorno de diversas doenças. Veja a relevância dos imunizantes analisados:
- Pentavalente – Protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. Deve ser aplicada no primeiro ano de vida do bebê, em um esquema de três doses (aos dois, quatro e seis meses de idade).
- Tríplice Viral – Protege contra o sarampo, caxumba e a rubéola. Uma dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses (com a tetraviral, que protege adicionalmente contra varicela).
- HPV – Protege jovens e adolescentes contra o papilomavírus humano, responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo e associado ao desenvolvimento de quase todos os casos de câncer de colo do útero, bem como de diversos outros tumores em homens e mulheres. A vacina é indicada para meninas e meninos de nove a 14 anos, com esquema de dose única.