fique atento

Propagação de doenças com o calor preocupa especialistas

18.395

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Arquivo AAVSM

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a incidência de doenças típicas da estação, como dengue, vírus da zika, chikungunya e até a febre do mayaro - em circulação no Rio de Janeiro - está gerando maior preocupação entre os especialistas. Nova no Brasil, a febre do mayaro é transmitida por mosquitos que vivem em matas e nas copas das árvores, como o haemagogus - o mesmo da febre amarela silvestre.

Estado repassa recursos aos municípios para pagar dívidas

Os sintomas são semelhantes aos da chikungunya (febre, dores de cabeça e muscular, além de manchas avermelhadas na pele). Além da expectativa para o aumento de notificações dessas doenças, para 2020 há uma preocupação ainda maior. Nos últimos cinco anos, circulou nos grandes centros o sorotipo 1 da dengue. E o 2 está sendo monitorado na cidade de São Paulo desde o verão passado.

Para a infectologista Raquel Muarrek, a dengue está mais recorrente e há uma chance de ela ser mais grave (forma hemorrágica) por causa do novo sorotipo. Por isso, reforça a importância de se eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti semanalmente.

Além das arboviroses, grupo que agrega dengue e chikungunya, outras doenças têm circulação maior no verão, como diarreias, quadros virais, dermatites, conjuntivites, bicho geográfico e as lesões de pele (micoses de unha e até erisipela, que é muito comum nesta época).

As doenças diarreicas ocorrem quando há ingestão de alimentos e água contaminados. Têm como principais causas os enterovírus (rotavírus e norovírus) e as bactérias (escherichia coli patogênica e salmonella). É possível evitá-las adotando medidas simples de higiene.

No verão, também cresce a circulação do vírus da conjuntivite. Coçar os olhos sem lavar as mãos, frequentar piscinas e aglomerações e compartilhar objetos de uso comum aumentam as chances de contágio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem origem definida, surto de infecção está controlado em Santa Maria Anterior

Sem origem definida, surto de infecção está controlado em Santa Maria

Estado repassa recursos aos municípios para pagar dívidas Próximo

Estado repassa recursos aos municípios para pagar dívidas

Saúde