Hospital Universitário

Prédio da nova central de laboratórios do Husm deve ficar pronto em agosto

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O prédio de três andares e de 3.223 metros quadrados da Central de Laboratórios do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que começou a ser construído em 20 de fevereiro de 2017, deve ficar pronto em agosto deste ano. Segundo a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), a obra está cerca de 60% concluída, com toda a parte de estrutura e vedações de alvenaria e gesso executadas.  

- O novo prédio vai nos dar condições de aumentar a capacidade de exames quando necessário - afirma o gerente administrativo do Husm, João Batista de Vasconcellos.

Consultório itinerante de oftalmologia do Husm recebe a doação da milésima armação de óculos

Faltam, ainda, as esquadrias, fazer o revestimento interno, a parte de ferragem e acessórios. O local é três vezes maior do que a área ocupada atualmente pelo Laboratório de Análises Clínicas (LAC), que funciona dentro do próprio hospital, e deve abrigar, além de 25 laboratórios de atividades diversas, 120 salas, divididas em salas de espera, copa, salas de reunião, banheiros e salas de aula. Ao lado do prédio, ficará a casa de máquinas, onde ficarão os reservatórios de água, a subestação de energia e o gerador.

O orçamento inicial da obra foi de R$ 9,4 milhões, no entanto, conforme a Proinfra, o valor atual é de R$ 9.743.510,12. A obra já possui três aditivos de contrato. O último deles foi feito em 20 de fevereiro deste ano, que prorrogou o prazo final para entrega da obra para 18 de agosto. Os serviços são de responsabilidade da empresa Bel Construções, de São Pedro do Sul.

Somente 35% dos casos atendidos na UPA são considerados graves

A Central de Laboratórios, que foi construída atrás do Husm, será interligada com o prédio do hospital por uma passarela que sairá no hall de entrada. Por essa passarela, terão acesso os servidores e os pacientes internados. Os demais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão usar a rampa de acesso ao prédio, com entrada pela rua, ao lado da Biblioteca Central.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pesquisa oferece tratamento de fono de graça para pessoas com problemas neurológicos Anterior

Pesquisa oferece tratamento de fono de graça para pessoas com problemas neurológicos

Consultório itinerante de oftalmologia do Husm recebe a doação da milésima armação de óculos Próximo

Consultório itinerante de oftalmologia do Husm recebe a doação da milésima armação de óculos

Saúde