saúde pública

Novo ambulatório do Regional vai funcionar duas vezes por semana no primeiro mês

Dandara Flores Aranguiz

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Renan Mattos (Diário)/

A uma semana da abertura do segundo serviço ambulatorial do Hospital Regional - de cardiologia -, representantes da direção da instituição, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e de municípios da região se reuniram, nesta segunda-feira, para definir como serão feitos os encaminhamentos de pacientes. A nova unidade começa a operar no dia 12 de agosto. 

Santa Maria tem mais de 300 casos confirmados de Influenza A de janeiro a julho

Conforme divulgado ainda na semana passada, neste primeiro mês serão realizadas 112 consultas, que já foram agendadas pela 4ª CRS, aos 32 municípios da área da coordenadoria. A partir de setembro, a expectativa é que esse número aumente para 320 consultas ao mês, entre atendimentos novos e retornos.

Governo lança o programa 'Médicos pelo Brasil'

No entanto, em agosto, os atendimentos do Ambulatório de Cardiologia serão feitos apenas em dois dias da semana: nas segundas e quintas-feiras, pela manhã e pela tarde. A informação foi confirmada pela 4ª CRS e pela direção do Regional, que afirmou que os atendimentos serão feitos desta forma somente no primeiro mês.

DEMANDA LOCAL 

Os atendimentos serão realizados pelos mesmos profissionais que hoje integram o quadro funcional do hospital. Além das consultas, estima-se que cerca de 1,2 mil exames sejam feitos ao mês no ambulatório de cardiologia. Atualmente, há uma demanda entre 1,8 mil e 1,9 mil pessoas aguardando por consulta especializada em cardiologia na região. A ideia é que o ambulatório consiga zerar a lista de espera em aproximadamente um ano. Neste primeiro momento, das 112 consultas previstas para o primeiro mês, serão disponibilizadas 55 consultas para Santa Maria.  

Somente na cidade, a lista de espera de pacientes para consulta com cardiologista é de 1.118 pacientes. Atualmente, o município encaminha cerca de 80 pessoas por mês para consultas na área, ofertadas via Consórcio Intermunicipal da Região Centro. Com a abertura do novo ambulatório, esse número deve aumentar.

- O ambulatório é importante para a região porque impede o agravamento de doenças cardíacas da população. Como havia poucas vagas, muitas situações se agravavam durante a espera. Com o ambulatório, vamos poder tratar essa parte da população de uma forma melhor - explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Harrisson, que participou da reunião.

Esse é o segundo serviço ambulatorial a ser aberto no Hospital Regional. O primeiro, voltado a pacientes com diabetes e hipertensão, foi inaugurado em 9 de julho de 2018. Um ano depois da inauguração do complexo, que levou 15 anos para abrir as portas e custou R$ 70 milhões aos cofres públicos, a população ainda aguarda pela abertura dos primeiros leitos de internação, ainda sem previsão. O governo do Estado espera pela liberação de R$ 50 milhões assegurados pelo Ministério da Saúde para a compra de equipamentos do hospital. (Com informações da prefeitura)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Segunda edição do Seminário de Aleitamento Materno ocorre em agosto

Próximo

Novo ambulatório do Regional vai funcionar duas vezes por semana no primeiro mês

Saúde