Foto: Beto Albert (arquivo/Diário)
O Ministério da Saúde publicou, na última quinta-feira, um edital inédito para provimento e formação de médicos já especialistas. A chamada pública é uma das iniciativas do programa Agora Tem Especialistas, que tem o objetivo de reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Os profissionais interessados devem se inscrever até 10 de agosto na plataforma da UNA-SUS. O início das atividades acontece a partir de setembro. Além das oportunidades imediatas, a pasta ofertará 1.143 vagas para cadastro reserva, ultrapassando 1,7 mil vagas para formação.
– Pela primeira vez, o Ministério da Saúde lança um programa com o intuito de trazer médicos especialistas para a Atenção Especializada da rede pública de saúde. Depois do sucesso do Programa Mais Médicos, que possibilitou formar e contratar médicos de família e comunidade, chega a vez do Agora Tem Especialistas, que vai investir no desenvolvimento desses profissionais já especializados – explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Conforme o ministério, a atividade prática em hospitais e policlínicas da rede pública será o diferencial dos 16 cursos de aprimoramento que compõem o programa, conduzidos por profissionais de excelência dos hospitais do Proadi-SUS e da Rede Ebserh.
Os participantes terão 16 horas semanais dedicadas à prática assistencial e mais 4 horas semanais de atividades educacionais, incluindo mentoria remota e imersões em serviços de referência em especialidades prioritárias no SUS, como a oncologia e a ginecologia. Cada curso terá duração de 12 meses.