estrutura

Leitos semi-intensivos do Regional ainda não têm previsão para começar a funcionar

18.379

Praticamente uma semana e meia após serem anunciados, os 10 novos leitos semi-intensivos para o Hospital Regional ainda não foram instalados. Na quarta-feira da semana passada, prefeitura e governo estadual anunciaram 25 leitos semi-intensivos em Santa Maria, 15 para o Hospital Universitário (Husm) e 10 para o Regional. Os 15 do Husm já estão funcionando e estão ocupados. Já os do Regional sequer foram instalados.

Um dos integrantes da mobilização de prefeitos da Região Central que esteve em Porto Alegre para tratar do assunto, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), ressalta que os leitos ainda devem chegar. 

- Primeiro equiparam o Husm, que era o mais urgente. Agora, estão aguardando equipamento para o Regional. A equipe já foi remanejada e está garantida - explica Pozzobom.

Durante a semana, a reportagem questionou diariamente o Estado e a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS) a respeito da situação desses leitos diariamente. Porém, a Secretaria Estadual de Saúde não respondeu aos e-mails e não retornou sobre o assunto. Já na 4ªCRS, conforme a coordenadora Fabricia Ennes, a expectativa era de que a instalação fosse feita até final de semana.

Em nota, a prefeitura disse que "monitora, junto à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), o processo de abertura dos novos leitos clínicos de apoio à UTI no Hospital Regional. De acordo com informações obtidas pela pasta nesta sexta-feira (12), a chegada dos equipamentos necessários e demais trâmites burocráticos que irão possibilitar a operacionalização dos leitos ainda não foram totalmente concluídos. Porém, o Executivo Municipal ressalta que acompanha a demanda para garantir que os leitos sejam abertos o mais rápido possível". 

AUXÍLIO
Leitos de característica semi-intensiva são áreas prontas para receber pacientes que estavam internados em UTI, mas que apresentaram melhora no quadro clínico e já têm condições de deixar a unidade. Com isso, liberam leitos intensivos a outros pacientes em estado mais grave. 

A montagem de semi-intensivos viria em um momento que Santa Maria atinge o recorde de ocupação dos leitos de UTI: 97,9%, conforme o painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em um mês, UTIs do Estado triplicaram número de pacientes com Covid-19

Estado confirma mais 191 mortes por Covid-19 e chega a 14,5 mil vítimas Próximo

Estado confirma mais 191 mortes por Covid-19 e chega a 14,5 mil vítimas

Saúde