em alerta

Já são cinco casos suspeitos de coronavírus na Região Central

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde do Estado confirmou novos casos suspeitos de coronavírus no Rio Grande do Sul. Na Região Central, duas pessoas estão em isolamento em Santiago com suspeita da doença. Anteriormente, a secretaria havia noticiado mais dois casos em que havia suspeita em Santa Maria e um em Faxinal do Soturno. No total, 65 casos estão sendo investigados no Estado. Outros 31 já foram descartados.

Paciente com suspeita de coronavírus em Faxinal está em isolamento domiciliar

NO BRASIL
O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil chegou a 52. O novo número foi divulgado pelo Ministério da Saúde no fim da tarde desta quarta-feira, na segunda atualização publicada no dia. O novo balanço marca um pulo de 15 casos em relação ao divulgado mais cedo, quando o sistema da pasta havia contabilizado 37 casos. 

A maioria das novas pessoas infectadas veio de São Paulo, que saiu de 19 no balanço mais cedo para 30. O Rio de Janeiro foi de 10 para 13 casos confirmados. Brasília subiu de uma para duas pessoas nessa situação. Além desses Estados, já tiveram casos identificados a Bahia e o Rio Grande do Sul (2), além de Alagoas, Minas Gerais e Espírito Santo (1). 

Entre as duas atualizações, os casos suspeitos saíram de 876 para 907. Já os casos descartados também aumentaram de 880 para 935. 

No panorama global, o número de casos continua subindo. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, que monitora o novo coronavírus em parceria com institutos e ministérios de saúde de diversos países, 121.564 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19. O número de mortes, no momento da reportagem, é de 4.373. O número de pessoas que não apresentam mais sintomas após terem sido diagnosticadas - portanto, consideradas curadas - está em 66.239.

COMO SE PROTEGER

  • Lavar frequentemente as mãos usando álcool em gel ou água e sabão, especialmente após contato com pessoas doentes e antes de se alimentar  
  • Quando tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com as mãos ou lenços descartáveis
  • Evitar o contato próximo com quem tiver febre e tosse
  • Em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, buscar ajuda imediata e compartilhar o histórico de viagens com os profissionais de saúde
  • Manter os ambientes ventilados
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Máscaras cirúrgicas podem ajudar a limitar o espalhamento de doenças respiratórias, mas por si só não são garantia de prevenção e devem ser combinadas com as medidas de higiene  

*Com informações da Agência Brasil

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Assessor de Bolsonaro volta dos Estados Unidos com suspeita de coronavírus Anterior

Assessor de Bolsonaro volta dos Estados Unidos com suspeita de coronavírus

Paciente com suspeita de coronavírus em Faxinal está em isolamento domiciliar Próximo

Paciente com suspeita de coronavírus em Faxinal está em isolamento domiciliar

Saúde