cirurgias eletivas

Husm suspende cirurgias eletivas devido ao alto índice de funcionários contaminados com Covid-19

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/

Até a tarde desta quarta-feira, 132 funcionários do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) foram contaminados pela Covid-19. O alto número de casos acaba impactando na rotina do hospital, especialmente nas cirurgias eletivas, que precisaram ser canceladas desde a segunda-feira, sem previsão de retorno. 

A exceção dentre as remarcações seriam as cirurgias oncológicas e cardíacas, porém, segundo a gerente de atenção à saúde do Husm, Soeli Guerra, 14 procedimentos oncológicos marcados para a próxima quinta e sexta-feira já foram remarcados por conta da falta de profissionais: 

- Nós tentamos não cancelar nenhum procedimento, mas como tivemos um aumento muito grande de pacientes que acabaram represados na emergência ou mesmo dentro do hospital, que já estavam prontos para fazer o procedimento na quinta e na sexta, não seria viável, nós precisamos cancelar. É um esforço permanente que fazemos para evitar qualquer cancelamento de cirurgia oncológica. 

Em 24h, dobra o número de crianças internadas com Covid-19 no Husm

Uma média de 35 testes estão são diariamente, desde o começo de janeiro, para detecção da Covid-19 em funcionários do Husm. Mais da metade recebe o resultado positivo. Nenhum profissional contaminado precisou ser internado, e quase a totalidade deles estão com o esquema vacinal completo. 

No final de semana, uma nova avaliação deve ser realizada para prever a remarcação das cirurgias eletivas.

PROGRAMA CIRURGIA +

O Programa Cirurgia Mais, lançado pelo governo do Estado, ampliará serviços de média complexidade que estejam atrasados, enviando à hospitais cadastrados pacientes de outros lugares que aguardam para realizar consultas, exames e cirurgias eletivas. No Hospital Universitário, são 1,6mil pacientes aptos a serem atendidos pelo programa em outros hospitais, o que ajudaria a contemplar pacientes que aguardam por muito tempo a disponibilidade para realizar os procedimentos. O Husm não foi autorizado pelo programa a receber demandas de fora. 

*Colaborou Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

470 doses são aplicadas no primeiro dia de vacinação infantil em Santa Maria

Próximo

Conferência Municipal de Saúde Mental começa nesta quinta-feira em Santa Maria

Saúde