Novidades

Hospital Regional de Santa Maria deve ofertar serviço de hemodinâmica em julho de 2023

Hospital Regional de Santa Maria deve ofertar serviço de hemodinâmica em julho de 2023

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Entre os investimentos e as metas do Governo Leite para a saúde, está a oferta do serviço de hemodinâmica no Hospital Regional de Santa Maria. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o início dos atendimentos, que permitirão o diagnóstico e tratamento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos a partir de procedimentos cirúrgicos, é a principal meta para o próximo ano. A abertura do serviço está marcada para julho de 2023.

A expectativa para a nova etapa é destacada pelo diretor técnico do Regional e chefe do serviço de cirurgia vascular, Vinicíus Menegola:

– Poderemos começar a realizar cataterismos cardíacos e cardiologia intervencionista no hospital, além de seguir aumentando a oferta de cirurgias e buscar a abertutra de novos leitos.Vai ser um outro marco para a região, pois há um déficit grande de atendimento cardíaco.

No início de setembro deste ano, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, assinou dois contratos, repassando mais de R$ 3,5 milhões ao Hospital Regional. Deste quantitativo, cerca de R$ 3 milhões foram destinados para aquisição do Sistema de Hemodinâmica.

Avaliação dos demais serviços

Atendendo a mais de 30 municípios da Região Central, o Regional termina o ano, registrando alguns marcos entre procedimentos e especialidades. De acordo com a SES, foram realizadas mais de 200 procedimentos de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) no hospital este ano. O serviço, que foi anunciado em maio, possibilita a desobstruição de vias biliares.

Atualmente, são realizadas 160 cirurgias em todas as especialidades oferecidas, incluindo neurocirurgia, cirurgia vascular, torácica, geral e de traumatologia de média complexidade. Em outubro, a instituição hospitalar registrou 180, apresentando uma elevação de 20% no atendimento de pacientes ambulatoriais.   

Hospital Regional

Sob a gestão do Instituto de Cardiologia, de Porto Alegre, o Hospital Regional de Santa Maria foi inaugurado em 6 de julho de 2018. O primeiro ambulatório foi o de Doenças Crônicas, no qual são atendidos pacientes com diabetes e hipertensão oriundos de municípios da Região Central e encaminhados pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). Em agosto de 2019, começou a funcionar o ambulatório de Cardiologia na instituição, com a oferta de 320 consultas por mês.

Com apenas 80 leitos desde a abertura, o Regional passou a ofertar consultas e cirurgias de média complexidade em Traumato-ortopedia em maio deste ano. E desde o dia 27 de julho, a instituição conta também com a especialidade de Neurologia, pelo qual são ofertadas 240 consultas e 40 cirurgias, entre média e alta complexidades, por mês.

Veja quais são os outros serviços ofertados pelo Hospital Regional de Santa Maria em quatro anos:
  • Quatro ambulatórios: de atenção especializada em Doenças Crônicas, de Cardiologia, ambulatório Cirúrgico e o mais recente, o ambulatório da Pessoa Idosa
  • Bloco cirúrgico com capacidade para mais 55 cirurgias ao mês e seis salas cirúrgicas equipadas
  • 80 leitos, sendo 40 clínicos, 20 cirúrgicos e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
  • Procedimentos de Colangiopancreatografia Retrógada Endoscópica (CPRE)
  • Especialidade de média complexidade em traumato-ortopedia, com oferta de 280 consultas e 40 cirurgias por mês
  • Especialidade de média complexidade em neurologia com oferta de 240 consultas, além de 40 cirurgias por mês de média e alta complexidade


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Encontro de Transplantados comemora aniversário do Husm e faz homenagem a pioneirismo de médico em Santa Maria Anterior

Encontro de Transplantados comemora aniversário do Husm e faz homenagem a pioneirismo de médico em Santa Maria

Caminhada reúne mais de 200 pessoas em Santa Maria Próximo

Caminhada reúne mais de 200 pessoas em Santa Maria

Saúde