Celebração

Hospital Casa de Saúde completa 90 anos de serviços e histórias em Santa Maria

18.459

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

No dia 24 de abril, o Hospital Casa de Saúde completa 90 anos de serviços prestados em Santa Maria. Este ano, a data será celebrada com uma programação que visa cuidar do corpo, da mente e do espírito, postura defendida pela instituição desde 1932. Além de ser referência em saúde, o prédio localizado no morro do Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é repleto de histórias, mantendo um sentimento de carinho e acolhimento entre público e instituição que perpassa os anos. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

VIVÊNCIA

Entre sorrisos e diálogos, a serviços gerais do Hospital Casa de Saúde Rose Ferreira da Silva, 58 anos, narra a rotina de trabalho iniciada em 2014. Moradora do Bairro Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, todas as tardes, ela pega a bicicleta para ir ao trabalho, levando apenas 5 minutos para chegar ao local. Para Rose, a satisfação em trabalhar na Casa de Saúde está ligada a diversos momentos vividos, entre eles, o do próprio nascimento na maternidade da instituição, em 27 de março de 1964. Terceira dos cinco filhos de um ferroviário e de uma bordadeira, Rose relata com afetividade a importância do hospital:   

- A gente sente um amor muito grande pela Casa de Saúde e pela história dela, porque era uma instituição ferroviária. E como meu pai era ferroviário, nascemos todos aqui. Meu pai fez as internações aqui, minha mãe ganhou os filhos aqui. Então, para nós, é muito importante. Eu me sinto muito privilegiada em trabalhar aqui e dar o meu apoio a essa casa, que é de todos nós. 

ACOLHIMENTO

Ao lado de Rose, a presidente da Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas), que gestiona a Casa de Saúde, irmã Liliane Pereira (à esq. na foto acima), faz um panorama do trabalho prestado pelo Hospital Casa de Saúde, principalmente via Sistema Único de Saúde (SUS), nos últimos anos. Ela destaca que a instituição nasceu no coração do Estado e dos ferroviários de Santa Maria para ser um espaço de maturação, parturidade e renascimento. 

- A Casa de Saúde segue com essa vocação firmada no cenário de Santa Maria. É um espaço de renascer constante. Seja para a vida das pessoas ou para o processo de saúde, considerando que saúde não é só 'não estar doente'. É também toda uma relação integral, com o meio social. A pandemia nos ajudou muito em perceber isso, quando as pessoas nos permitiram e nos deixaram ver, também, o quanto éramos valorosos, tanto pelas doações, pelas presenças, pela vinda aqui para dizer aos funcionários o quanto era bom eles estarem ali, assim como o quanto era bom as pessoas poderem cuidar de seus familiares aqui. Ao mesmo tempo, há esse reconhecimento de que somos uma parte de uma história maior. Se a Casa de Saúde não estivesse em Santa Maria, ela, com certeza, faria falta - afirma Liliane. 

Além de ser referência em saúde, a instituição atende, gratuitamente, 33 municípios da região, ofertando serviços ambulatoriais e de porta aberta, ou seja, que não necessitam de encaminhamento de unidade de saúde, nas áreas de traumatologia, ortopedia e obstétrica. No contexto atual, a Casa de Saúde conta com 112 leitos distribuídos entre cinco unidades: Pequeno Príncipe (pediatra), Santa Isabel (maternidade), Santa Clara (clínica médica), São José (cirúrgica) e Madre Madalena (psiquiatria), que ainda passa por reformas. Por conta da demanda, a equipe é composta por mais de 300 colaboradores. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Entre as conquistas recentes do Hospital Casa de Saúde, está o ambulatório transexualizador, que oferta, desde janeiro de 2022, até 240 consultas por mês e exames laboratoriais a pessoas que queiram fazer a transição de gênero com tratamento hormonal no interior do Estado. No inicio deste mês, a secretária estadual dea Saúde, Arita Bergmann, visitou a instituição e trouxe um presente muito esperado. De acordo com a gestora, o Hospital Casa de Saúde deve receber, este ano, verba para realizar a restauração da fachada original do hospital.

O projeto desenvolvido ainda 2019 pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN) prevê a:

  • Remoção do revestimento externo (1,4 mil metros quadrados), ficando as paredes em osso.
  • Remoção parcial de beiras, esquadrias, telhas, beiral e calhas
  • Execução do reboco externo (1,4 mil metros quadrados), com acabamento em pintura acrílica
  • branca acetinada
  • Instalação de esquadrias brancas com vidro
  • Na cobertura, substituição das telhas francesas defeituosas, bem como o beiral em madeira
  • substituído por estrutura metálica
  • Instalação do sistema de para raio, conforme o PPCI já aprovado
  • Calçadas do entorno refeitas em contrapiso de concreto e revestimento de ladrilho hidráulico
  • de duas cores

Fonte: Tempórea Comunicação de Frente

Orçada em R$ 1.196.000,00, a reforma é descrita pela irmã Liliane como um verdadeiro presente de aniversário:

- A fachada é aquela 'cereja do bolo', porque ela dá esse tom, essa beleza que compõe a questão da cidadania. Um cidadão é composto pela ética, estética e politica. E nosso caso também, enquanto instituição. A nossa estética faz parte do que nós somos. Então, conhecendo o hospital por dentro, em nada reflete o que se olha por fora em termos de fachada. Então, por que não colocar essa parte exterior neste movimento e cuidado interior? Volto a dizer que faz parte estar em lugares bonitos, enxergar lugares bonitos, porque nossos olhos são as janelas que nos mostram isso. Então, é bom poder comemorar os 90 anos e ter essa noticia grandiosa sobre a fachada - finaliza Liliane. 

Destalhes como os recursos para o projeto e a contratualização ainda não estão definidos por parte do governo do Estado. 

NOVAS HISTÓRIAS

Quatro dias antes da Casa de Saúde completa 90 anos, nasceu Evangeline Mello. Em um quarto na Unidade Santa Isabel, o agricultor Paulo Ricardo Santos de Mello, 44, e a cozinheira Lidiane Telles, 40, contam que vieram de Julio de Castilhos. O casal chegou na quarta-feira de manhã no hospital e às 16h30min do mesmo dia, veio ao mundo de parto cesareana Evangeline. Paulo Ricardo e Lidiane, que já são pais de um jovem, de 20 anos, não escondem a felicidade em ter a filha nos braços. Em um clima descontraído, Lidiane brinca que, ao retornar para casa, serão três castilhenses e uma santa-mariense. 

- Se não fosse aqui, talvez, nem tivesse recebido ela, que é um presente de Deus. Então, eu agradeço a Casa de Saúde e toda a equipe - diz Lidiane, destacando a qualidade do serviço prestado pelas enfermeiras. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Evangeline nasceu no dia 20, quatro dias antes do Hospital Casa de Saúde completar 90 anos. Paulo Ricardo (à esq.) e Lidiane, que são de Julio de Castilhos, agradecem pelo acolhimento 

PROGRAMAÇÃO

Para celebrar os 90 anos, o Hospital Casa de Saúde promoverá duas atividades no mês de abril. A primeira será uma missa de ação de graças aberta ao público, neste domingo, a partir das 10h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A igreja está localizada na Rua Castro Alves, 300, também no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

Na segunda-feira, colaboradores do hospital, acadêmicos e professores dos cursos de saúde da Universidade Franciscana (UFN) participarão de uma ação na Praça Saldanha Marinho. Na oportunidade, serão ofertados serviços gratuitos de verificação de pressão e orientações de prevenção de doenças. As atividades ocorrerão das 8h ao meio-dia. 

- Quando colocamos na programação de 90 anos a presença de uma missa celebrativa, é porque essa casa também é assim. Hoje, a instituição que gerencia a Casa de Saúde é uma instituição franciscana. Temos um credo convencional. Isso significa que nos preocupamos também com essa integralidade do ser e de passar que saúde não é a ausência de doença, mas o equilíbrio interior e de todas as dimensões que nos compõem. Inclusive a espiritual - argumenta irmã Liliane. 

PARTICIPE

O quê - 90 anos do Hospital Casa de Saúde

Quando - domingo (24) e segunda-feira (25) 

Atividades

  • Missa, a partir das 10h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rua Castro Alves, 300)
  • Ação com colaboradores da Casa de Saúde, acadêmicos e professores da UFN das 8h ao meio dia, na Praça Saldanha Marinho

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

O que muda com o fim da emergência sanitária por coronavírus em Santa Maria?

Estado não emite alertas ou avisos do Sistema 3As pela sexta semana consecutiva Próximo

Estado não emite alertas ou avisos do Sistema 3As pela sexta semana consecutiva

Saúde