Hospital São Roque inicia operação de equipamentos do projeto pioneiro “Oxigênio Seguro” em Faxinal do Soturno

Hospital São Roque inicia operação de equipamentos do projeto pioneiro “Oxigênio Seguro” em Faxinal do Soturno

Foto: Carmen Fotos

O Hospital de Caridade São Roque, em Faxinal do Soturno, acionou na tarde de 5 de setembro os primeiros equipamentos do projeto “Oxigênio Seguro”, uma Central de Vácuo e uma Central de Ar Medicinal, que permitirá ao hospital gerar oxigênio hospitalar próprio, tornando-se o primeiro do tipo no Rio Grande do Sul. A iniciativa é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Idoso e deve reduzir em até R$ 60 mil mensais os custos com fornecimento do insumo.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades locais e estaduais, representantes da sociedade civil e gestores do hospital. O presidente do São Roque, Roberto Cervo “Melão”, destacou que o hospital realizou quase 400 mil atendimentos em 2024, atendendo 78 municípios gaúchos, com 98,44% dos serviços via SUS, sendo 67% voltados à população idosa. Ele também anunciou o andamento das obras de dois novos prédios: um para ampliação das instalações em cinco andares e outro destinado à futura Clínica Geriátrica, reforçando a meta de concluir a unidade de geração de oxigênio até 2026.


O projeto conta com apoio político e institucional, incluindo o Secretário de Estado da Assistência Social, deputado licenciado Beto Fantinel, e o prefeito Lourenço Domingos Moro. A promotora de Justiça Janine Borges Soares, representante da FUNDARS, ressaltou a importância de desburocratizar os fundos de captação e valorizar iniciativas que aplicam corretamente os recursos públicos. Representantes da comunidade e do setor empresarial celebraram a conquista como um marco para o município, destacando o papel do empreendedorismo social na conversão de incentivos fiscais em benefícios concretos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apesar de poucos casos de Covid-19, baixa procura por vacinas e casos de violência preocupam secretaria de Saúde de Santa Maria Anterior

Apesar de poucos casos de Covid-19, baixa procura por vacinas e casos de violência preocupam secretaria de Saúde de Santa Maria

Mais uma unidade de saúde de Santa Maria suspende atendimentos após agressões verbais a profissionais Próximo

Mais uma unidade de saúde de Santa Maria suspende atendimentos após agressões verbais a profissionais

Saúde