sistema 3 as

Duas regiões recebem Aviso do Estado por pequenos percentuais de população vacinada

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Arquivo/Diário)

As regiões de Taquara e Bagé receberam Avisos do governo estadual pelo sistema 3 As de monitoramento. Lavras do Sul, da região, faz parte da região de Bagé. As outras 19 regiões não receberam Avisos ou Alertas.

Em Santa Maria, índice de doses em atraso contra a Covid-19 é maior entre pessoas de 18 a 39 anos

O motivo para as notificações é o mesmo nos dois casos. Ambas regiões têm percentuais pequenos de vacinados contra a Covid1-19 em relação a toda população. A região de Taquara apresenta a menor proporção da população com esquema vacinal completo no Estado entre as 21 regiões, de apenas 54,5%. Em relação a pessoas com ao menos uma dose, o percentual também é o menor - 69,8% -, e a menor proporção da população com idade superior a 70 anos com dose de reforço: 47%. No Estado, essa proporção chega a 59% dos grupos etários superiores.

A região Covid de Bagé é a segunda com menor proporção de vacinados com esquema completo entre as 21 regiões - somente 59,1%. A região também apresenta a maior parcela da população com esquema vacinal incompleto, de 20,6%, indicando estabilização precoce da vacinação completa.

Desde a segunda quinzena de outubro, o percentual de vacinados completos na região de Bagé avançou somente 3,6 pontos percentuais, de 55,5% para 59,1%. Em todo o Estado, no mesmo período, avançou-se 9,7 pontos percentuais, de 57,6% para 67,3% de vacinados completos.

Na semana passada, o governo do Estado anunciou alterações no procedimento de combate à pandemia de coronavírus no Estado. Diante da estabilização dos números da pandemia , o Gabinete de Crise passa a fazer recomendações a respeito de quais protocolos devem ser adotados - com exceção de algumas regras obrigatórias que ainda deverão ser seguidas por todas as pessoas.

SANTA MARIA
Conforme o vacinômetro da prefeitura, o município tem 67% da população imunizada, com duas doses ou dose única. O que serve de alerta, contudo, são os dados de óbitos. Somente em novembro, foram cinco mortes. Somados, setembro e outubro tiveram quatro, duas em cada mês.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Dia Nacional do Doador de Sangue tem atividades especiais no Hemocentro de Santa Maria

Santa Maria confirma 5º óbito por Covid-19 em novembro Próximo

Santa Maria confirma 5º óbito por Covid-19 em novembro

Saúde