Diretriz brasileira passa a considerar 12 por 8 como pré-hipertensão

Diretriz brasileira passa a considerar 12 por 8 como pré-hipertensão

Foto: Anselmo Cunha

Uma nova diretriz brasileira de manejo da pressão arterial reclassificou a aferição 12 por 8. Até então considerada normal, agora é vista como indicadora de pré-hipertensão. O documento foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, a mudança visa identificar precocemente indivíduos em risco e incentivar intervenções não medicamentosas, como mudanças de hábitos, para prevenir a progressão da hipertensão.

Com a atualização, somente aferições inferiores a 12 por 8 serão consideradas normais. Valores iguais ou superiores a 14 por 9 seguem classificados como hipertensão em estágios 1, 2 ou 3, dependendo da medição realizada pelo profissional de saúde.

Nas redes sociais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia classificou a atualização como fundamental para orientar a prática clínica: “atualização essencial para quem busca fazer medicina baseada em evidências e alinhada às recomendações mais recentes.”

A mudança reforça a importância do acompanhamento regular da pressão arterial e da adoção de hábitos saudáveis mesmo por quem ainda não apresenta hipertensão oficialmente diagnosticada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Setembro Verde: campanha chama atenção para os quase 3 mil gaúchos que aguardam um órgão Anterior

Setembro Verde: campanha chama atenção para os quase 3 mil gaúchos que aguardam um órgão

Dia Nacional de Conscientização do Alzheimer alerta para sinais precoces da doença; conheça duas iniciativas em Santa Maria Próximo

Dia Nacional de Conscientização do Alzheimer alerta para sinais precoces da doença; conheça duas iniciativas em Santa Maria

Saúde