modernização

Depois de cerca de 3 meses, elevadores do Husm voltam a funcionar

Thays Ceretta


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)/Elevadores atendem cerca de 5 mil pessoas por dia no Husm

Os dois elevadores da torre principal do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) voltaram a funcionar normalmente depois de cerca de três meses em obras. Com isso, todos os equipamentos estão prontos após passarem por uma modernização. Durante o período, as cerca de 5 mil pessoas que transitam pelo complexo por dia, entre pacientes, funcionários, servidores e visitantes, tiveram que ter paciência.

Dependendo do horário, o fluxo de pessoas era maior e o acesso aos elevadores ficava mais demorado. Conforme o gerente administrativo do hospital, João Batista Vasconcellos, os elevadores, dos seis andares do prédio, foram modernizados. O investimento da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com a obra gira em torno dos R$ 376 mil.

- O objetivo é dar mais segurança, evitar paradas, as portas trancavam e deixavam de funcionar. Com essa modernização, vai dar mais tranquilidade de que eles vão funcionar sem interrupção. Nos últimos meses, tiveram muitas paradas, ,causando um transtorno grande - explica Vasconcellos.

Instituições estão desistindo de administrar o Regional

Os serviços executados foram referentes à troca dos operadores de porta e de cabine, operadores das portas de pavimento (porta externado andar), acionadores e comandos. As cabines já haviam sido modernizadas em 2013, porém, na época, as portas, não foram contempladas na primeira modernização, devido ao uso intenso (24h). Ainda conforme a direção do hospital, essa foi a primeira modernização desse porte, embora exista um contrato de manutenção contínuo com a empresa Elevadores Atlas Schindler S/A, de Porto Alegre.

Vale lembrar que os elevadores existem há 40 anos. Conforme Vasconcellos, tudo o que é transportado pelos elevadores respeita uma ordem, ou seja, roupas e alimentos, por exemplo, não são transportados ao mesmo tempo. Todos os elevadores têm prioridade para maca e cadeira de rodas, mesmo que tenha pessoas esperando.

Mais de 1,5 mil frascos de antibióticos são encontrados em lixo em Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Clínica de pós-graduação seleciona pacientes para atendimentos odontológicos Anterior

Clínica de pós-graduação seleciona pacientes para atendimentos odontológicos

Instituições estão desistindo de administrar o Regional Próximo

Instituições estão desistindo de administrar o Regional

Saúde