surto de toxoplasmose

Casa 13 de Maio centraliza atendimentos a pacientes com quadro suspeito de toxoplasmose

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Infectologista do município, Paula Martinez, diz que serviço será oferecido por tempo indeterminado

Desde o anúncio dos primeiros 14 casos confirmados de toxoplasmose na cidade, gestores das esferas municipal e Estadual estão mobilizados para dar vazão ao atendimento das pessoas que apresentam sintomas de síndrome febril, que está sendo causada pela toxoplasmose. O último boletim oficial, liberado na noite de terça-feira, revelou o total de 51 casos confirmados, mas as notificações por médicos da rede pública e privada já eram 193. A atualização dos números será divulgada nesta sexta-feira, durante coletiva com a imprensa, às 15h30min, na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.  

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria :: 

Uma das medidas da Secretaria Municipal de Saúde para atacar o surto epidemiológico começa também nesta sexta-feira. Trata-se de um ambulatório que vai atender pacientes com sintomas de síndrome febril em Santa Maria. Os acolhimentos serão na Casa 13 de Maio (Rua Riachuelo, 364, na esquina com a Rua Pinheiro Machado). Os pacientes serão encaminhados para o ambulatório pelas unidades da rede de Atenção Básica de Saúde (postos, Estratégia de Saúde da Família, os ESF's, e pronto atendimentos). O espaço não atenderá gestantes sintomáticas. Essas devem procurar os postos de saúde e serão direcionadas das unidades para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

POR TEMPO INDETERMINADO
De acordo com a médica infectologista do município, Paula Martinez, no começo, três médicos atenderão os casos suspeitos. Um infectologista foi contratado pela prefeitura, via Consórcio Intermunicipal de Saúde, para atender a demanda gerada pelo surto. Os serviços serão oferecidos nas terças-feiras pela manhã e nas sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.  

- Ainda estamos definindo os horários e a capacidade de atendimento. A ideia é acolher todos os pacientes sintomáticos, que estão sem orientação, e encaminhar para o tratamento e exames complementares necessários - informou a infectologista.

Corsan realiza a primeira coleta de água feita pela própria companhia

Da Casa 13 de Maio, os pacientes que apresentarem o quadro da doença serão encaminhados para fazer coleta de sangue no mesmo dia, na Vigilância em Saúde (Rua Tuiuti, 1.926, Centro), a três quadras do ambulatório. As amostras serão encaminhadas diretamente ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), em Porto Alegre, que oficializa os casos para o quadro estatístico. Eles também receberão requisição para retirar os medicamentos para o tratamento na Farmácia Municipal. Segundo a infectologista, o serviço vai durar enquanto houver pacientes com sintomas de toxoplasmose.

O local funciona como uma unidade especializada para pacientes com infecções sexuais, HIV/AIDS e hepatites B e C. As consultas ao público da Casa continuarão ocorrendo, nos dias e horários em que o ambulatório especial para a toxoplasmose não estiver em operação.

Na manhã deste sábado ainda ocorre o segundo mutirão de atendimento às gestantes em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Santa Maria (veja os locais, no quadro a seguir). No primeiro mutirão, realizado no último sábado, foram atendidas 146 pessoas.

Husm registra ocorrência policial por conta da superlotação no Centro Obstétrico

ONDE PROCURAR

Na rede privada

  • No consultório - O médico requisita exames, interpreta e, se detectar a toxoplasmose, faz o tratamento ou encaminha para a rede pública, conforme a preferência do paciente

Na rede pública

  • Posto de saúde do bairro - É a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro caminho é agendar uma consulta na Unidade Básica de Saúde do bairro mais próximo da casa do paciente. De lá, caso o usuário apresente os sintomas, será encaminhado à unidade responsável para o Ambulatório de Pacientes Com Síndrome Febril, na Casa 13 de Maio. O ambulatório concentrará os atendimentos de quem não é gestante.
  • Mutirão neste sábado - A prefeitura vai fazer um mutirão para atender as gestantes. As grávidas que apresentarem o quadro sintomático serão encaminhadas ao Husm.

Os atendimentos serão em seis postos, das 8h ao meio-dia. O serviço vale mesmo para as mulheres que não moram nos bairros onde ficam os postos. Veja os endereços:

  • UBS Floriano Rocha (Rua Benjamin Ávila, 12, Cohab Santa Marta, Bairro Nova Santa Marta)
  • UBS Ruben Noal (Av. Paulo Lauda, 80, Cohab Tancredo Neves, Bairro Tancredo Neves)
  • UBS José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752, Bairro Centro)
  • Centro Social Urbano (Rua Venâncio Aires, 2.645, Vila Oliveira, Bairro Passo D'Areia)
  • UBS Kennedy (Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, s/nº, Bairro Salgado Filho)
  • UBS Wilson Paulo Noal (Rua Monte Carlo, S/N., Bairro Camobi)

Reforço do Husm

  • O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) está auxiliando as unidades da Atenção Básica (postos de saúde) no atendimento de casos suspeitos de toxoplasmose. Estão sendo atendidas 90 pessoas por semana, sendo 10 grávidas. Os atendimentos devem ser encaminhados pelos postos de saúde de Santa Maria e região com antecedência de 24 horas. Ou seja, pessoas com sintomas não devem procurar, diretamente, o Husm

Para adultos

  • Um dos ambulatórios (na ala B, sala 13) atende adultos, às terças e sextas-feiras, das 13h às 18h. Serão distribuídas 40 vagas por dia. Os pacientes também receberão avaliação oftalmológica, conforme determinação dos médicos infectologistas

Para gestantes

  • Para gestantes, são destinadas 10 fichas, sempre às terças-feiras à tarde. As vagas são para grávidas encaminhadas ao Centro Obstétrico do Husm que apresentam sintomas da toxoplasmose ou que já têm exames comprovando a doença. Nas grávidas, também serão feitos exames de ultrassom

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura desmente notícia de surto de toxoplasmose em Caçapava do Sul Anterior

Prefeitura desmente notícia de surto de toxoplasmose em Caçapava do Sul

Para amenizar superlotação, visitas no Centro Obstétrico do Husm estão suspensas Próximo

Para amenizar superlotação, visitas no Centro Obstétrico do Husm estão suspensas

Saúde