Quando se fala em GreNal pela vida, o time campeão é sempre o da solidariedade. Na terceira edição, que começou na última segunda-feira (20), a iniciativa continua reunindo torcedores dos dois clubes de futebol gaúcho no Hemocentro Regional de Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Mobilização
No sábado (25), quando foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, a instituição recebeu mais 80 torcedores. Até o momento, 465 doações de sangue foram realizadas no Hemocentro, sendo 249 por gremistas e 216, de colorados.
Conforme a assessora da Campanha de Sangue do Lions Club Internacional Distrito LD-4, Leila Moura, cada ação é importante para aumentar os índices de doação de sangue principalmente em períodos críticos, como o de festas no fim do ano.
– A importância está em salvar vidas, já que uma doação pode salvar até quatro pessoas. Além disso, no final do ano, sempre ocorre uma baixa no estoque de sangue do Hemocentro de Santa Maria. Então, a campanha vem para suprir essa demanda. Estamos contribuindo com o nosso propósito enquanto clube de serviço, que é servir a comunidade – afirma Leila.
Atualmente, o Hemocentro Regional abastece mais de 15 instituições em Santa Maria e região.
Encerramento
O encerramento da campanha ocorrerá nesta quinta-feira (30), às 19h, no Shopping Praça Nova. O evento deve contar com apresentações do grupo de dança Marcando Presença, além da Banda e do grupo de dança do Projeto Pallotti.
A 3ª edição do GreNal pela Vida é uma realização dos Lions Clubes de Santa Maria (Centro, Dores, Camobi, Itararé e Medianeira), além dos Lions Clubes de Agudo e Quevedos. A iniciativa tem o apoio dos Consulados locais do Inter e do Grêmio.
Placar*
- Grêmio – 249
- Internacional – 216
- Total de doações de sangue – 465
*Atualizado às 14h de 29 de novembro de 2023
Fonte: Hemocentro Regional de Santa Maria
Participe
- O que – 3° edição do Gre-Nal pela Vida
- Quando – De 20 a 30 de novembro
- Onde – No Hemocentro Regional de Santa Maria (Alameda Santiago do Chile, 35, no Bairro Nossa Senhora das Dores)
- Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h e no sábado, das 8h ao meio-dia.
- Agendamento – Pelos telefones (51) 3287-2549 e (55) 98428-8274 (WhatsApp). O agendamento de horários também pode ser feito pelo site do Secretaria Estadual de Saúde (www.rs.gov.br/carta-de-servicos)
- Participantes concorrerão ao sorteio de camisas oficiais do Inter e do Grêmio
Requisitos para ser doador
- Estar em boas condições de saúde
- Apresentar documento oficial de identidade com foto
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal
- Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas
- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa
- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação
- OBS: É necessário respeitar alguns intervalos entre as doações. No caso de mulheres, o período é de 90 dias, podendo doar sangue no máximo três vezes nos últimos 12 meses. Para homens, o período é de 60 dias, e o limite máximo de doações é de quatro vezes em 12 meses