saúde

Campanha de prevenção contra a toxoplasmose orienta sobre limpeza de caixas d'água

A Secretaria Estadual de Saúde lançou, na quarta-feira, uma campanha para reforçar a mobilização dos santa-marienses em relação às ações de prevenção da toxoplasmose. A partir de setembro, haverá a distribuição de material impresso com o passo a passo de como agir corretamente na limpeza dos reservatórios de água privativos. Esse material será distribuído em todo o estado via Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).



Análise da água das barragens de Santa Maria começa em 1º de outubro

De acordo com o material divulgado, a limpeza deve ser feita regularmente, no mínimo uma vez por ano, mas a recomendação é que ela seja feita a cada seis meses. Para prédios coletivos deve ser contratada uma empresa de limpeza e desinfecção de reservatórios de água potável com alvará da Secretaria Municipal de Saúde, conforme legislação estadual ou municipal. Ao fim da limpeza, é preciso fechar bem a tampa do reservatório, porque isso também evita a proliferação de vetores de outras doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.


Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado no dia 24 de agosto, Santa Maria tem 703 casos da doença confirmados. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo termina nesta sexta Anterior

Campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo termina nesta sexta

Serviço de Hemoterapia precisa de sangue do tipo A e O positivo Próximo

Serviço de Hemoterapia precisa de sangue do tipo A e O positivo

Saúde