novo prazo

Baixa procura por vacina da gripe faz campanha ser prorrogada até dia 22


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
 Quem ainda não se vacinou contra a gripe pode procurar as unidades de saúde até o dia 22

Mais uma vez, a Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada em todo o país. Em função da baixa procura e de não ter atingido a meta prevista, o Ministério da Saúde decidiu prolongar a ação em mais uma semana. Isso quer dizer que a população que está inserida nos grupos de risco tem até o dia 22 de junho para procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Estratégias de Saúde da Família e receber a dose. A campanha terminaria nesta sexta.

Novas paradas de ônibus serão instaladas antes da abertura do Hospital Regional

Em Santa Maria, a cobertura vacinal segue baixa nas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos. Apenas 7.391 crianças receberam a vacina. Nos demais grupos, a meta de vacinar 90% já foi atingida entre as puérperas e os indígenas (confira a situação no quadro).

Conforme a enfermeira responsável Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da prefeitura de Santa Maria, Ana Motta, o movimento nas salas de vacina do município está calmo, diferente dos outros anos.

- Logo que começou a campanha, estávamos bem empolgados, principalmente com o grupo dos idosos. Mas já estamos na metade do ano, com temperaturas baixas, e as pessoas ainda estão resistentes em ir se vacinar. Todo ano ocorre a prorrogação, mas, depois do dia 22, acho que não vai ter outra. A gente fica aguardando uma posição do Ministério da Saúde, para que, caso sobrem doses, a campanha seja estendida para a população em geral - explicou Ana Motta.

Created with Raphaël 2.2.0Campanha Vacinação 2018Crianças de 6 meses a 5 anosTrabalhadores da área da SaúdeGestantesPuérperasIndígenasIdososProfessoresvacinadosmeta010000200003000040000
Crônicos - 16.949 

Prisional - 1.055

Sem Comorbidades - 6.036

QUEM PODE SE VACINAR
Mesmo com a ampliação no prazo, somente podem se vacinar aquelas pessoas que estão inseridas nos grupos prioritários da campanha. São eles: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos, indígenas e trabalhadores da área da saúde. Também são contemplados os professores, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e de outras categorias de risco clínico. 

Na última semana, duas novas faixas etárias - crianças de 5 a 9 anos e pessoas com idade entre 50 e 59 anos - passaram a ser incluídas na campanha e podem procurar as unidades para receber a vacina.

Posto da Tancredo Neves vai ampliar atendimento

Segundo o Ministério de Saúde, a situação acende um alerta, dada a proximidade do inverno, período de maior circulação do vírus da gripe. A escolha dos grupos prioritários para a vacinação segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conforme o último levantamento feito pela prefeitura, 81.887 pessoas foram imunizadas na cidade, que recebeu cerca de 100 mil doses.

PREVENÇÃO
A vacina de 2018 tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e o Influenza B. A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo. Além da vacinação, cuidados com a higiene podem ajudar na prevenção. Lavar e higienizar as mãos com frequência, usar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir e não compartilhar objetos de uso pessoal são algumas das medidas sugeridas pelos profissionais de saúde.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Saúde mental será tema de debate nesta sexta Anterior

Saúde mental será tema de debate nesta sexta

Novas paradas de ônibus serão instaladas antes da abertura do Hospital Regional Próximo

Novas paradas de ônibus serão instaladas antes da abertura do Hospital Regional

Saúde