saúde

Após conserto, Raio X da UPA estraga de novo

da redação

Foto: Renan Mattos (Diário)

O equipamento de Raio X da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Santa Maria, que estragou na primeira semana de janeiro, deve aguardar, pelo menos, mais um mês para entrar em funcionamento. A ampola do Raio X (também conhecida como tubo de Coolidge), que produz o feixe de luz, chegou a ser substituída na manhã de ontem, mas um novo problema foi detectado.

Agora, segundo o administrador da UPA, Gabriel Gausmann, o tubo foi trocado, porém, a falha apresentada anteriormente ocasionou um problema no gerador do equipamento.

- Temos que fazer a manutenção do gerador, que, segundo o técnico de Passo Fundo que veio instalar o tubo, é bem complexa. A previsão de conserto é de, pelo menos, mais 30 dias - declarou Gausmann.

Sala de observação do PA do Patronato está sem ar-condicionado

Desde que o Raio X estragou, a demanda da UPA está sendo encaminhada para o Hospital Casa de Saúde, que só tem um equipamento fixo em operação. Conforme Gausmann, a unidade possui um equipamento móvel de Raio X que estava funcionando com restrições, no entanto, ontem, o técnico que fez a troca do tubo de Coolidge já fez a manutenção do equipamento móvel, que será utilizado para a realização de exames em pacientes graves e acamados da urgência e da observação.

Os exames de pacientes atendidos nos consultórios da UPA seguirão sendo encaminhados para a Casa de Saúde. Nesse período (da primeira semana de janeiro até agora), 91,8% dos exames gerados na unidade - entre 1,4 e 1,5 mil - foram remetidos à Casa de Saúde. O restante, 8,2%, diz respeito a exames realizados com o aparelho móvel em pacientes graves.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casa de Saúde de Santa Maria lança 'Projeto Grupo Cegonha' Anterior

Casa de Saúde de Santa Maria lança 'Projeto Grupo Cegonha'

VÍDEO: cliente encontra vermes em lanche, e prefeitura interdita parte da lancheria Próximo

VÍDEO: cliente encontra vermes em lanche, e prefeitura interdita parte da lancheria

Saúde