imunização

469 idosos receberam a primeira dose da vacina a partir de 85 anos nesta sexta

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Os idosos com 85 anos ou mais que ainda não haviam recebido a primeira dose contra a Covid-19 tiveram outra oportunidade na manhã desta sexta-feira. Uma nova etapa de vacinação aconteceu das 8h às 12h no Parque da Medianeira, no formato drive-thru, e na Praça Saldanha Marinho, para pedestres. Foram 469 aplicações.

Hospital de Caridade está com leitos lotados e não receberá pacientes de fora

Com medo de não pegar uma ficha, familiares madrugaram na fila e teve até quem passou a noite dentro do carro, como o moleiro Adão Amâncio Rive Júnior, 52 anos. Ele chegou na Basílica por volta das 22h de quinta-feira e garantiu o primeiro lugar na fila para a mãe Irma Nunes Rive, 89 anos.

- A gente sabe que as vacinas não estão fáceis de chegarem, então quis garantir, porque não consegui vir na primeira - relata Júnior.

Já na Saldanha Marinho, a primeira da fila era a aposentada Izolina Flora, 86 anos. Seus familiares chegaram por volta das 4h desta sexta, e ela, por volta das 7h.

- Estou ansiosa e feliz por tomar a vacina - contou Izolina, que estava acompanhada das sobrinhas Francine Vasconcellos, 36 anos, e Jaíne Vasconcellos, 30 anos.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Victoria Debortoli (Diário)
Na praça, idosos aguardavam sentados embaixo de uma tenda

TRANQUILIDADE
Diferente do primeiro dia de vacinação dos idosos, a campanha desta sexta-feira foi marcada por organização e agilidade. No Parque da Medianeira, por volta das 8h a fila de carros alcançou a frente do campo do Imembuy, na Avenida Hélvio Basso. A entrada dos veículos era pelo portão principal do parque, com a saída ocorrendo pela Rua Heitor Campos. O cadastro era feito por ordem de chegada.

Já na Praça Saldanha Marinho, uma tenda do Exército foi montada ao lado da agência do Banrisul. Quem chegava recebia uma ficha e aguardava sentado. A aplicação das doses começou antes das 8h, e em menos de uma hora todos que estavam aguardando no local já haviam recebido o imunizante. Ao longo da manhã, não houve mais filas, e os idosos que chegavam já eram vacinados de imediato.

Estado tem mais de 1,1 mil pacientes em UTIs Covid-19

As estruturas ganharam elogios de idosos e familiares que foram buscar a vacina. O secretário municipal de Saúde Guilherme Ribas avaliou a ação como sendo "muito tranquila":

- Nós vamos sempre adequando, em cada ação vamos pegando as coisas positivas e melhorando - comentou Ribas.

A segunda dose da vacina ao grupo que se imunizou nesta sexta está marcada para 19 de março. Ribas adiantou que deverá ser montada uma estrutura semelhante a desta sexta, e que os horários e mais detalhes serão divulgados próximo a data.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Anselmo Cunha (Especial)
No Parque da Medianeira, idosos se vacinaram sem sair dos carros

QUEM TOMA VACINA 

Nesta sexta-feira, a vacinação é para idosos com 85 anos ou mais. É preciso levar documento de identificação e CPF. O cartão SUS é opcional. Na tarde de quinta, a prefeitura começou a vacinação para os idosos residentes no interior da cidade.

*Colaborou Felipe Backes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado tem mais de 1,1 mil pacientes em UTIs Covid-19 Anterior

Estado tem mais de 1,1 mil pacientes em UTIs Covid-19

Próximo

Após um mês de vacinação, população imunizada em Santa Maria não chega a 4%

Saúde