O dilema no Legislativo de Santa Maria: falar muito ou falar mais da conta?

Esse foi um debates da sessão da última quinta-feira (25) na Câmara de Vereadores de Santa Maria, a partir da votação do projeto apresentado por Luiz Roberto Meneghetti (Novo). A proposta prevê um número limitado de vereadores na Tribuna para discutir a inclusão de artigos e reportagens nos anais da Casa e a formação de comissões especiais – colegiado temporário para tratar de tema específico. Pelo projeto, o proponente tem assegurado sua manifestação e mais um parlamentar em caso de ser contrário à preposição. Hoje, não há limite.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Autor da iniciativa, Meneghetti argumentou que a limitação tem por objetivo otimizar melhor o tempo até para discutir projetos de relevância para a cidade. Por outro lado, alguns parlamentares sustentaram que os eleitores têm o direito de saber o que pensam sobre determinados assuntos. Foi uma longa discussão que acabou com a aprovação do projeto com 13 votos favoráveis e dois contrários – Marcelo Bisogno (União Brasil) e Tubias Callil (PL).

Confira o que disseram alguns dos vereadores que debateram a proposta:


Luiz Carlos Fort (Progressistas)

"Não vamos banir ninguém do debate, temos bastante tempo, sem problema nenhum. Uns são a favor, outros contra, mas regrar algumas questões não vai atrair prejuízo para nosso trabalho. Eu estou falando para TV Câmara e mais de 90% dos meus colegas não estão nem aí para o que estou falando. O trabalho está no mandato de cada um, e a gente vai dar uma resposta para as pessoas, não é pelo aquilo que fala, mas pelo que faz”.

Luiz Roberto Meneghetti (Novo)

"Observando o andar das atividades legislativas, venho identificando possibilidades de melhorias de otimização do tempo de trabalho, especialmente nas sessões ordinárias. Não foi uma ou duas vezes que a Câmara de Vereadores discutiu por 30, 60, 80 minutos a inserção nos anais legislativos, o que me parece desproporcional para o trabalho que temos que fazer aqui na Câmara de Vereadores’’.


Marcelo Bisogno (União Brasil)

"Nós recebemos um salário digno, temos uma estrutura muito importante para trabalhar. Viemos aqui terça e quinta para dizer que falta tempo para visitar a comunidade, mas, para mim, não falta. Nós temos que rever outras questões, terça e quinta é para estarmos aqui e entrar aqui e não ter hora para sair. Depois, tem cinco dias da semana livres para fazer visita, acorda às 5h da manhã e vai trabalhar”.


Tubias Callil (PL)

"Eu concordo que tem que ter algumas mudanças, mas eu também defendo que a gente não pode começar a cortar o direito de fala dos vereadores. Acho ruim tu tirar o direito de outros vereadores se manifestarem sobre um tema que, por exemplo, mais de um pensam o contrário ou favorável. Respeito quem não quer falar, mas não podemos encurtar a sessão e tirar o direito do colega de falar”.


Valdir Oliveira (PT)

“A questão da inclusão dos artigos nos anais do Parlamento é fundamental para que o seu proponente possa trazer na Tribuna e, se tiver uma contrariedade, que possa discutir. Às vezes se apresenta determinada proposta para incluir nos anais e tem várias nuances que abrange aquele artigo, estendendo uma longa discussão. E a gente acaba atrasando o nosso tema”.


Werner Rempel (PCdoB)

“Vocês já imaginaram a gente sair daqui às 3h da manhã? É um horror e um dispêndio de energia, isso é demais! E tudo isso porque nós precisamos nos mostrar para os nossos eleitores ou para a população geral, mas não pode ser excessivo. A Câmara de Santa Maria é a Câmara onde mais se fala no Brasil, duvido que exista outra. Isso aqui é o paraíso do Parlamento, não há lugar igual a este aqui, mas ainda queremos mais!”


*Colaborou Vitória Sarturi 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministro Edson Fachin toma posse na presidência do STF nesta segunda-feira Anterior

Ministro Edson Fachin toma posse na presidência do STF nesta segunda-feira

Governador Eduardo Leite é submetido a procedimento de bloqueio na coluna Próximo

Governador Eduardo Leite é submetido a procedimento de bloqueio na coluna

Política