estelionato

VÍDEO: em uma semana, três idosos são vítimas de golpe do cartão bancário em Santa Maria

Jaiana Garcia

Na última semana, três idosos foram vítimas do "golpe do cartão bancário" em Santa Maria. De acordo com a Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (Dpicoi), os estelionatários ligam para a casa da pessoa, perguntam se ela fez alguma compra em determinada loja, a pessoa nega a compra, e o bandido pede que ela faça um telefonema para a agência bancária ou número que está atrás do cartão para solicitar o cancelamento. Ele também pede a senha do cartão. É neste momento que o golpe começa. O idoso, sem perceber que o estelionatário não desligou o telefone, acredita que esteja ligando para o banco, mas, na verdade, segue falando com o criminoso. Ele então coloca uma gravação em que diz que, devido a pandemia do novo coronavírus, as agências bancárias estão fazendo um atendimento diferenciado e que um funcionário do banco irá até a casa do idoso para pegar o cartão e fazer o cancelamento da suposta compra. 


Dicas para fugir de tentativas de golpe e fraude com o auxílio emergencial

- Em seguida, um homem aparece na casa da vítima, identificado com um crachá do banco em que é correntista, recolhe o cartão e, então, começa a fazer compras e saques - explica a delegada Débora Dias, responsável pela investigação. Conforme a delegada, nestes três casos, o estelionatário se identificava como João Vitor. 

A Policia Civil já havia identificado, em março deste ano, um golpe parecido. A recomendação é que as pessoas que receberem a ligação desliguem o telefone imediatamente. Para ficar seguro, nunca passe sua senha do banco por telefone. Depois, é importante comunicar a agência bancária.

A Delegacia do Idoso já trabalha na identificação dos estelionatários. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Casa é destruída em incêndio em Tupanciretã

Dois ficam feridos após disparos de arma de fogo em Camobi Próximo

Dois ficam feridos após disparos de arma de fogo em Camobi

Polícia/Segurança