Foto: Justiça Federal (Divulgação)
Parte da cocaína estava escondida no fundo falso da carroceria de uma picape
A 2ª Vara Federal de Santa Maria condenou seis pessoas por tráfico internacional de drogas após terem sido presas em flagrante em dois veículos que transportavam 212,7 quilos de cocaína. A sentença é do juiz Jorge Luiz Ledur Brito. Os réus, paraguaios e argentinos, receberam pena de 12 anos e seis meses de prisão em regime fechado, além do pagamento de multa.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme o Ministério Público Federal (MPF), os seis estrangeiros – quatro mulheres e dois homens – importaram e transportaram drogas de procedência estrangeira em maio de 2025. No primeiro veículo, foi encontrada a quantidade de 131 quilos de cocaína fracionada em tijolos escondidos no assoalho e na carroceria. No segundo carro, foram encontrados 66 quilos da droga, transportada nas nas portas e no assoalho.
Na época, os motoristas deram respostas contraditórias e com visível nervosismo aos policiais rodoviários que fizeram a abordagem na ERS-168, em Bossoroca, na Região das Missões. Um deles disse que estava em viagem de turismo ao Uruguai, enquanto o outro relatou que viajava a trabalho.
O grupo havia saído do Paraguai, passando pelo sul do Brasil e tendo como destino o Uruguai. O magistrado concluiu que foram comprovadas a materialidade, o dolo e a autoria do crime pelas provas apresentadas na ação, como auto da prisão em flagrante, depoimentos e materiais apreendidos, como a droga, veículos, telefones celulares, dinheiro e documentos.
Jorge Ledur Brito julgou parcialmente procedentes os pedidos condenando os seis réus por tráfico de drogas, mas absolveu o grupo por associação ao tráfico. Segundo o magistrado, no caso dos autos, não foi suficientemente demonstrada a estabilidade e permanência da associação entre os réus.
Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.