Santa-mariense Sergio Dalcol assume como superintendente da Polícia Penal do Rio Grande do Sul

Santa-mariense Sergio Dalcol assume como superintendente da Polícia Penal do Rio Grande do Sul

Foto: Rafa Marin (Polícia Penal, Divulgação)

Sergio Ilha Dalcol, 40 anos, é policial penal desde 2014 e já dirigiu a Penitenciária Estadual de Santa Maria

O santa-mariense Sergio Ilha Dalcol, 40 anos, assumiu o comando da Superintendência da Polícia Penal do Rio Grande do Sul. Ele coordenará o sistema prisional gaúcho em substituição a Luciano Lindemann.
Servidor penitenciário desde 2014, Dalcol ocupava, até então, o cargo de diretor-geral da instituição. 

 + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
​O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, o ex-prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom, enaltece a chegada do conterrâneo à Superintendência da Polícia Penal.
– A nomeação do Sergio Dalcol está dentro de um novo momento que a Secretaria de Sistemas Penais e Socioeducativo está vivendo agora. Estamos passando por uma reestruturação administrativa para cumprir a missão que nos foi dada pelo governo do Estado e o Sergio, que é um servidor de carreira, vem para cumprir esse papel especificamente dentro da Polícia Penal – afirma.
Ainda conforme Pozzobom, novos servidores devem ser nomeados em breve para a Polícia Penal.


Formação

Formado em Administração e Ciências Sociais, Segio Dalcol tem pós-graduação em Gestão do Sistema Prisional, Operações Especiais Policiais e Direito Penal e Processual, além de estar cursando mestrado em Gestão de Organizações Públicas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Ele também já dirigiu a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) e foi delegado-adjunto da 2ª Região Penitenciária. Acumula experiências de atuação, também, na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), na Divisão de Segurança e Escolta e no Departamento de Segurança e Execução Penal.
O novo superintendente agradece a confiança do governo gaúcho e reforça os desafios no comando do sistema penitenciário gaúcho.
– Vivemos uma momento histórico na nossa Polícia Penal e, ao mesmo tempo, desafiador. Agradeço a confiança do governador Eduardo Leite e do secretário Jorge Pozzobom. Seguiremos atuando para que o sistema prisional gaúcho seja fundamental para a segurança dos gaúchos, com a firmeza necessária, sem deixar de lado nossa missão de garantir oportunidades para que as pessoas privadas de liberdade retornem ao convívio social. E faremos isso investindo bastante no trabalho e na educação – diz.


A Polícia Penal

Subordinada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, a Polícia Penal é o órgão estadual responsável pela execução administrativa das penas privativas de liberdade e das medidas de segurança. Criada em agosto de 2022, substituiu a antiga Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Administra 112 unidades prisionais no Estado, entre presídios, penitenciárias, centros de custódia hospitalar, instituto psiquiátrico e colônia penal.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça autoriza soltura de MC Poze do Rodo Anterior

Justiça autoriza soltura de MC Poze do Rodo

Jovem é preso por porte ilegal de arma no interior de Unistalda Próximo

Jovem é preso por porte ilegal de arma no interior de Unistalda

Polícia/Segurança