Foto: RGE (Divulgação)
Um homem foi preso em flagrante por furto de energia elétrica, em Santa Maria. A prisão ocorreu após uma ação conjunta entre a Brigada Militar e equipes da RGE. A operação ocorreu na terça-feira (11), em um estabelecimento comercial onde funcionam um mercado e uma distribuidora de bebidas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante a inspeção, os técnicos da concessionária identificaram uma ligação clandestina feita pela lateral do prédio, que também abastecia o comércio. Segundo a RGE, a irregularidade impedia a leitura correta do consumo e o faturamento adequado da energia. O ramal foi desfeito e o proprietário foi preso em flagrante pela Brigada Militar. Ele não teve o nome e a idade divulgados.
O que diz a lei
De acordo com o Código Penal, fraudes e furtos de energia configuram crime, com pena que pode chegar a quatro anos de prisão. Após a confirmação da irregularidade, a distribuidora realiza o cálculo da energia furtada e cobra o valor retroativo referente ao consumo não pago.
A concessionária alerta que ligações clandestinas comprometem a qualidade do fornecimento de energia, pois sobrecarregam as redes elétricas. A RGE destacou ainda que utiliza ferramentas de inteligência artificial e sistemas de monitoramento que geram alertas sobre variações no consumo, o que permite maior precisão nas inspeções. A companhia também mantém parcerias com órgãos públicos e forças de segurança para combater fraudes e furtos de energia.