Foto: Polícia Civil
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5), uma operação contra suspeitos de estelionato em Rosário do Sul. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As ações ocorreram no Bairro Vila Nova, em Rosário do Sul, em São Francisco de Paula, na Serra, e em unidades prisionais, onde cinco dos investigados já estavam detidos.
Conforme a Delegacia de Polícia de Rosário do Sul, a investigação iniciou após seis vítimas registrarem boletins de ocorrência, em julho de 2023, relatando golpes aplicados pela internet. Os criminosos utilizavam um perfil falso de um suposto policial militar de Santa Catarina para realizar compras em grupos de redes sociais. Após negociar os produtos, enviavam falsos comprovantes de pagamento e recolhiam itens como celulares, placas de vídeo e cosméticos.
- 15 toneladas de fertilizantes sem nota fiscal são apreendidos pela Brigada Militar em Santiago
- Defesa alega insanidade mental e pede avaliação psicológica da mãe de Isabelly em São Gabriel
As apurações identificaram oito pessoas envolvidas no esquema, sendo sete moradoras de Rosário do Sul e uma presa em Caxias do Sul. O grupo atuava de maneira organizada, aplicando golpes em diversos municípios do Estado. Um dos núcleos, formado por um casal, também é investigado por falsos anúncios de automóveis que fizeram vítimas em Santa Maria, Santiago e Alegrete.
A operação foi coordenada pelo delegado Giovanni Lovato e contou com o apoio da Delegacia de Polícia de São Francisco de Paula.